Indicações

[Show] “O Som das Baquetas Convida os Tambores da Xambá”

Apresentação acontece na sexta-feira (31), às 20h, no Teatro Hermilo Borba Filho, no Bairro do Recife

24 de Maio de 2024

Dupla investiga novas possibilidades para a percussão sinfônica

Dupla investiga novas possibilidades para a percussão sinfônica

Foto Lorena Zuzart/Divulgação

A dupla de instrumentistas Emerson Coelho e Emerson Rodrigues, o Duo Repercuti, promete revelar a riqueza sonora da percussão sinfônica e popular em experimentações sonoras ao lado da Nação Xambá. O concerto O Som das Baquetas Convida os Tambores da Xambá acontece na sexta-feira (31), às 20h, no Teatro Hermilo Borba Filho, no Bairro do Recife.

É a primeira vez em que o duo apresenta nova leitura do espetáculo do disco de estreia, O Som das Baquetas. A fase atual é mais um desdobramento do trabalho criativo consolidado com o disco, pautado na pesquisa musical de instrumentos percussivos sinfônicos, como a marimba e o vibrafone, que possuem teclas tocadas por meio de baquetas. O público terá a oportunidade de conferir, aliás, o vibrafone tocado ao mesmo tempo por todos os artistas.  

“Mostraremos novos arranjos e composições completas inéditas, aproveitando a liberdade e a história musical da Xambá, que tem uma estética marcante. Tínhamos essa vontade de trabalhar com eles há um tempo, e o edital do SIC permitiu isso. Estamos muito animados. Sem dúvida, será incrível”, ressalta Emerson Coelho. O artista destaca as semelhanças da música dos integrantes do Bongar com o Repercuti. “Temos esse mesmo coração e mesma pulsação musical, sempre com a energia para cima, mesclando timbres, cores, sons e muito axé”, diz Coelho.  

O namoro do Duo Repercuti com os músicos do Bongar é antigo. “A cultura popular pode dialogar com qualquer outra cultura. Estar com eles, celebrar, compartilhar informações é de suma importância”, comenta Beto da Xambá. O artista ressalta semelhanças na trajetória dos conjuntos. “O Duo e nós, da Xambá, ocupamos espaços que antes não nos eram permitidos. Estar dentro da universidade e também no candomblé e, ao mesmo tempo, ser referência para o futuro, são elementos que apontam para o poder transformador da percussão”, acrescenta.  

AGENDA 
Em agosto, em data a ser definida, o duo volta ao Teatro Hermilo com outro show, apostando na parceria com o trio formado pelo arranjador Henrique Albino, Silva Barros (bateria), e Felipe de Lima (contrabaixo). Ainda no segundo semestre, o Duo Repercuti circulará com o espetáculo pelas cidades de Aracaju, Salvador, Fortaleza e em Pernambuco, por Gravatá e Igarassu.  

SERVIÇO 
O Som das Baquetas Convida os Tambores da Xambá
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, Bairro do Recife)
Quando: Sexta-feira (31), às 20h
Quanto: Aberto ao público

veja também

Play Rec realiza curso online

Virtuosi celebra maestro Clóvis Pereira

Claudia Abreu encarna Virginia Woolf