Indicações

[Série] Brasil Virtual

Produção reflete como as artes visuais brasileiras foram impactadas pelos acontecimentos dos últimos anos no país e no mundo

25 de Junho de 2024

O curador e artista indígena Denilson Baniwa é um dos entrevistados

O curador e artista indígena Denilson Baniwa é um dos entrevistados

FOTO Divulgação

Estreia nesta terça-feira (25), às 20h30, no Canal Curta! a série Brasil Visual, dirigida pela diretora pernambucana Rosa Melo. Partindo das artes visuais, a produção aborda temas que impactaram a sociedade brasileira, como a pandemia de Covid-19, as manifestações que tomaram o país, a inteligência artificial. “Esse projeto fala sobre a vida através da arte, mostrando um pouco como a produção artística foi atravessada por questões tão importantes do nosso cotidiano”, afirma Rosa.  

Exibidos às 20h30 no Terça das Artes, os 13 episódios da série, que têm duração de 26 minutos, trazem entrevistas com artistas, pesquisadores, povos indígenas, povos de terreiro, entre outros. Dentre os 36 entrevistados, estão artistas contemporâneos e especialistas de todas as regiões do país, como os artistas Cildo Meireles e Rosana Paulino, o curador e artista indígena Denilson Baniwa, a curadora e ativista indígena Guarani Sandra Benite, e o neurocientista Sidarta Ribeiro. 

Os episódios são: Memórias: fragmentos do Invisível; Da comunidade: guardiã do invisível; O vírus: uma ameaça do Invisível; A dualidade entre o mundo dos vivos e dos mortos; Os Ritualizadores da ancestralidade; Dos vestígios do Invisível; Arte, resistência e luta por direitos; Povo com Coragem; Todas Elas; Retomadas, sonhos e ruínas do progresso; Corpo Máquina e 11:11.

SERVIÇO
Série Brasil Visual
Quando: 25 de junho de 2024, às 20h30, no canal Curta! Episódios, às 20h30 das terças-feiras, no Terça das Artes
Informações: IG @brasilvisual.arte

veja também

Play Rec realiza curso online

Virtuosi celebra maestro Clóvis Pereira

Claudia Abreu encarna Virginia Woolf