Indicações

[Música] “João Pernambuco - Coração de Violão”

Cantora mineira Glaucia Nasser apresenta espetáculo dedicado à obra do ‘poeta do violão’, no Teatro de Santa Isabel

03 de Maio de 2024

Foto Vinicius Campos / Divulgação

Primeiro músico a compor para violão solo no Brasil, o pernambucano João Teixeira Guimarães foi "rebatizado" com o sobrenome de seu estado de origem. João Pernambuco, o poeta do violão, ganha homenagem na voz da cantora mineira Glaucia Nasser, no Teatro Santa Isabel, nos dias 18 e 19 de maio. O espetáculo João Pernambuco - Coração de Violão estreia no Recife, para depois seguir em turnê por outras sete capitais brasileiras.

Glaucia já se apresentou com o sanfoneiro Cezzinha, no Bloco da Saudade, no Carnaval deste ano, e em junho de 2023, no Paço do Frevo, quando deu início à pesquisa sobre João Pernambuco, que culmina nesta turnê e no lançamento de um documentário previsto para 2024. Durante as gravações, ela rumou Pernambuco adentro, ao lado de talentosos e estudiosos companheiros, refazendo os caminhos de João Pernambuco.

O documentário, que resgata e refaz a trajetória do compositor do célebre e comovido hino sertanejo Luar do Sertão, foi filmado em sete cidades pernambucanas: Tacaratu, Inajá, Floresta, Petrolândia, Jatobá e São José do Egito, além do Recife.

Para retratar as raízes e frutos de João Pernambuco e a poética nordestina, o repertório percorrerá uma vasta extensão do país, do litoral ao Sertão. Com 100 minutos de duração, reunirá, além das canções do artista, composições de outros autores. Dentre as músicas executadas, estarão “Coração Bobo” e “Voltei Recife”, de Alceu Valença; “Caminho do Sertão”, de João Pernambuco e José Leal; “Luar do Sertão” e “Cabocla de Caxangá”, de Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco; “Numa Sala de Reboco”, de José Marcolino e Luiz Gonzaga; “Frevo nº 2”, de Antônio Maria; “Raízes e Frutos”, de José Leal e Paulo Dafilin.

SERVIÇO
Glaucia Nasser no espetáculo João Pernambuco - Coração de Violão
Onde: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio
Quando: 18 de maio, às 20h, e 19 de maio, às 17h
Quanto: Acesso gratuito – os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes de cada sessão

 

Publicidade

veja também

[ARTE] “B'ECO”

[MOSTRA] Max Motta e Whittney de Araújo

[MOSTRA] RELICÁRIAS