Indicações

[MOSTRA] PERNAMBUCO PERCUSSIVO

Exposição apresenta panorama de instrumentos da cultura popular feitos pelo Mestre Abílio Sobral, no Palácio da Cultura, no Cabo de Santo Agostinho

07 de Junho de 2024

FOTO Divulgação

A exposição Pernambuco Percussivo tem abertura, nesta sexta (7), no Palácio da Cultura, no Centro do Cabo de Santo Agostinho. A mostra, idealizada por Abílio Sobral, reúne mais de 30 instrumentos de percussão ligados às manifestações da cultura popular pernambucana confeccionados pelo mestre artesão. Durante o evento, marcado para 16h, haverá apresentação musical do grupo de capoeira Volta que o Mundo Dá.

O acervo exposto atravessa diversos ritmos e brincadeiras como o coco, o maracatu, o frevo, o forró, o caboclinho, a capoeira, e a ciranda. Dentre os instrumentos estão desde os mais famosos, como berimbau, pandeiro e zabumba, aos menos conhecidos, como poica, preaca e caracaxá. O projeto, coordenado pelo produtor cultural Hassan Santos, também conta com um material que registra o processo de construção, a história e o som dos instrumentos.

Além da exposição, o projeto também conta com um site (www.pernambucopercussivo.com.br), onde os instrumentos estão fotografados e catalogados.

SERVIÇO
Abertura da exposição Pernambuco Percussivo
Onde: Palácio da Cultura - Cabo de Santo Agostinho
Quando: 7 de junho, às 16h. Visitação até 14 de junho, das 8h às 16h
Quanto: Acesso gratuito

veja também

Play Rec realiza curso online

Virtuosi celebra maestro Clóvis Pereira

Claudia Abreu encarna Virginia Woolf