Indicações

Mostra celebra 50 anos de Movimento Armorial

140 obras estarão expostas no Mepe a partir de 18 de outubro

16 de Outubro de 2023

 Filme

Filme "A Compadecida", de 1969

Foto: Divulgação

Há pouco mais de 50 anos surgia o Movimento Armorial, idealizado pelo escritor, dramaturgo, professor e artista plástico Ariano Suassuna (1927-2014), em 1970, com a proposta de criar arte erudita a partir da cultura popular nordestina. O cinquentenário foi completado em 2020. Mas a pandemia atrasou a celebração da efeméride em forma de exposição artística, que o Recife recebe no próximo dia 18 de outubro, no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), nas Graças. A exposição segue em cartaz até 7 de janeiro. A programação também inclui uma série de encontros musicais e rodas de conversas. O público tem acesso gratuito através da plataforma Sympla, onde os ingressos podem ser retirados.

Ariano Suassuna e o Quinteto Armorial. Foto: Divulgação

A Mostra Movimento Armorial 50 anos traz 140 obras de nomes como Ariano Suassuna, Gilvan Samico, Francisco Brennand,  Aluísio Braga, Zélia Suassuna e Lourdes Magalhães, que se somam a artistas contemporâneos como Manuel Dantas Suassuna, filho de Ariano, e Pablo Borges, filho do mestre J. Borges. A multiplicidade de linguagens é ressaltada com a presença de artes plásticas, música, dança, xilogravura, literatura de cordel e cinema. 

O artista plástico Manoel Dantas Suassuna é filho de Ariano. Foto: Divulgação

Antes de chegar à capital pernambucana, desde 2021 que a expo passeia pelo país. Já passou por Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, atraindo um público de cerca de 250 mil pessoas. Somente em Campina Grande, na Paraíba, a exposição contabilizou cerca de 35.000 visitantes. 

Idealizada pela produtora Regina Rosa de Godoy, com curadoria de Denise Mattar e consultoria de Manuel Dantas Suassuna e do professor Carlos Newton Júnior, a mostra chega a Pernambuco num momento em que a obra de Ariano Suassuna volta a estar em evidência desde que foi anunciada a produção de O Auto da Compadecida 2. E postagens em redes sociais de trechos das aulas-espetáculos e palestras do escritor passaram a contar com cada vez mais seguidores e “curtidas”.

Grupo Grial, criado por Ariano e pela bailarina Maria Paula Costa Rêgo. Foto: Dani Nader/Divulgação

De acordo com a curadora, o projeto é fiel às ideias de Ariano Suassuna, apresentando às novas gerações o trabalho pioneiro e engajado do autor, mostrando como ele propunha uma volta às raízes brasileiras, com profundo respeito à diversidade e às tradições, mas apresentando tudo de forma mágica, lúdica e plena de humor. Um humor que faz pensar”, afirma Denise.

SERVIÇO:

Mostra Movimento Armorial 50 anos

Museu do Estado de Pernambuco (MEPE), Avenida Rui Barbosa, 960, Graças, Recife-PE

Entre 18 de outubro de 2023 e 7 de janeiro de 2024

Horários de visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados e domingos, das 14h às 17h.

 

veja também

Oficinas de videodança abrem inscrições

Debate-discotagem sobre o Mangue

Obra de Elton John em livro