Indicações

Megamural presta homenagem à rapper Bione

Painel "Ritmo e Poesia" ocupa fachada do Edifício Garagem Central, no Centro do Recife

04 de Julho de 2024

Grupo de mulheres grafiteiras PixeGirls assina megamural

Grupo de mulheres grafiteiras PixeGirls assina megamural

Foto Raquel Suspira

Na histórica Rua da Saudade, na Boa Vista, foi inaugurado o megamural Ritmo e Poesia, representando um marco na cultura Hip Hop da cidade. Este é o primeiro megamural realizado por uma crew composta exclusivamente por mulheres grafiteiras, conhecida como PixeGirls, que este ano celebra uma década de (re)existência. A obra presta uma homenagem especial à rapper Bione, ocupando orgulhosamente a fachada do Edifício Garagem Central, na área central.

As artistas Tab e Bubu, responsáveis pela criação da arte, se uniram às técnicas em pintura Iara Souza, Inay Victoria, Lalesca Verti e Tab Brüxä nas alturas, para dar vida ao megamural de 275m². Segundo Tab, a ideia surgiu do desejo de homenagear uma pessoa em vida que representasse o Rap no Recife. “Achamos que Bione seria a pessoa ideal para fazer com que os olhares fossem voltados para esse lugar”, explica. “Estamos celebrando dez anos de crew e toda a nossa trajetória, resistência e luta ao longo dessa década se combina com as letras dela e com o que ela traz em suas músicas”, acrescenta.

Esse projeto recebeu incentivo do primeiro edital público em Pernambuco, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, que está transformando prédios em obras de arte. O tema do edital, "Recife Cidade da Música", busca celebrar a vocação da cidade para essa linguagem artística e seu ingresso na Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria de música. A obra também contou com apoio da Tintas Iquine. Ao todo, foram investidos R$ 75 mil.

PIXEGIRLS

Assim como Bione é atualmente uma das principais vozes do rap no Movimento Hip Hop em Pernambuco, as artistas por trás do megamural também são figuras representativas na cena. A crew PixeGirls vem se destacando pela sua contribuição na arte urbana, especialmente no graffiti, fortalecendo a presença das mulheres neste meio. Recentemente, as integrantes da PixeGirls foram homenageadas durante uma reunião solene na Câmara Municipal do Recife, que celebrou os 50 anos do surgimento do Movimento Hip Hop. "Esse megamural é mais um cartão postal pra cidade e a gente quer que a juventude possa olhar pra ele e se ver no topo", afirmam elas.

FICHA TÉCNICA
Megamural Ritmo e Poesia
Realização: PixeGirls
Homenageada: Bione
Arte: Tab e Bubu
Equipe Técnica: Iara Souza, Inay Victoria, Lalesca Verti a e Tab Brüxä
Produção artística: Mila Barros
Produção cultural: Laís Alves
Assistente de Produção: Inay Victoria
Assessoria jurídica: Jessica Jansen
Assessoria financeira: Inay Victoria
Fotografia e audiovisual: Raquel Suspira
Social mídia: Cigana
Projeção: Uenni e Ernesto de Carvalho
Limpeza e alpinismo: Remy Ferreira
Empresa de Balancim: Carvalho Engenharia
Apoio: Tintas Iquine

Incentivo: Este projeto foi realizado com recursos financeiros do Edital de Credenciamento nº 002/2022, referente à realização de Megamurais, pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana da Prefeitura do Recife 

veja também

Play Rec realiza curso online

Virtuosi celebra maestro Clóvis Pereira

Claudia Abreu encarna Virginia Woolf