Indicações

Janeiro de Grandes Espetáculos completa 30 anos

Evento alia teatro, circo, dança e música e acontece de 9 a 31 de janeiro de 2024. Ingressos à venda

05 de Dezembro de 2023

'Retratos Imorais' é um monólogo inspirado em texto de Ronaldo Correia de Brito

'Retratos Imorais' é um monólogo inspirado em texto de Ronaldo Correia de Brito

Foto Diney Araújo/Divulgação

A diversidade da produção teatral local, nacional e internacional entra em cena com a 30ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco. O evento, que acontece de 9 e 31 de janeiro, traz 91 espetáculos e mais de cem apresentações. Dessas, 42 montagens são dedicadas ao público adulto e 12 ao infantil, além de sete espetáculos de circo, dez de dança e 20 shows musicais. São 11 obras de outros estados e cinco internacionais. Confira programação completa no site festivaljge.com.br. Os ingressos, à venda na plataforma Sympla, variam de R$ 15 a R$ 80. O evento também conta com algumas ações gratuitas.

Sertão do Mar será uma das atrações internacionais. Foto: Claire Uto/Divulgação 

“O Janeiro de Grandes Espetáculos é um instrumento democrático, agregador, eclético, plural e político, formador e transformador. Por tudo isso, pretendemos fazer desta edição uma grande comemoração. Para se manter em cartaz por três décadas, um festival nascido em Pernambuco, independente e forte, como o Janeiro, exige muito trabalho, dedicação, paixão e muitos outros ingredientes, numa mistura temperada com cuidado e perseverança para que a cultura viva, sobreviva e se reinvente”, celebra Paulo de Castro, produtor-geral do evento e presidente da Apacepe (Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco), realizadora do JGE.

Na edição que celebra três décadas de festival, a homenagem vai para a cirandeira e patrimônio vivo pernambucano Lia de Itamaracá (categoria Música), a atriz Fabiana Karla (Teatro), Benjamin da Silva, o Palhaço Casquinha (Circo), e a passista Zenaide Bezerra (Dança). Além do Recife, a maratona cênica alcançará as cidades de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Goiana, Serra Talhada, Limoeiro e Petrolina.

Tranquilli!!! é o nome da peça italiana que se apresenta no Recife.
Foto: Manuela Beloni/Divulgação

Diversos palcos da capital pernambucana recebem a programação cênica: Santa Isabel, Parque, Luiz Mendonça, Apolo, Hermilo Borba Filho, Capiba, Marco Camarotti, Barreto Júnior, Boa Vista e Caixa Cultural. Os espaços também abrigarão oficinas, lançamentos de livros e leituras dramatizadas.

O premiado Retratos imorais, solo do baiano João Guisande, com texto de Ronaldo Correia de Brito, a ser encenado dia 9, no Teatro de Santa Isabel, abre o festival. Outras montagens nacionais serão: Cúmplices (Salvador/Recife), Babilônia tropical: A nostalgia do açúcar (São Paulo), Histórias de Lua e Sol, (Guarabira - PB), Formigas bebem absinto no Armazém do Caos (João Pessoa), Agreste (João Pessoa), Noite de mistério (São Paulo), Isto também passará, Antes que eu morra (Brasília), Novos velhos corpos 50+, de Porto Alegre e Uma noite em ritmo quente (Fortaleza), as duas últimas na categoria Dança. Nessa mesa de bar (Rio de Janeiro), uma homenagem a Reginaldo Rossi, leva aos palcos a homenageada do JGE Fabiana Karla e Leandro da Mata.

Vindas de outros países: Cartas d’Abril (Portugal), Tranquilli!!!(Itália), Ária (Portugal), Sertão do Mar (França) e Violinista europeu Tocando músicas europeias e brasileiras (Eslováquia). Já entre as estreias locais, destaque para Ânim@ - Do pão ao pão (Anexo Bando de Teatro), E se Anne Frank... (Teatro do Amanhã) e Marginalha (Coletivo Grão Comum). 

Seu Sol Dona Lua é uma das montagens infantis do festival. Foto: Widio Joffre/Divulgação

Do Sertão ao litoral, o festival celebrará também o Manguebeat, importante movimento musical recifense, que completou 30 anos em 2022, fazendo brotar novas sonoridades das raízes culturais pernambucanas, com o espetáculo Mangue alive, estreia de Gilmar Bola 8 e Combo X.

Lia de Itamaracá, Karynna Spinelli, Geraldo Maia, além de Maciel Salu e Lucas dos Prazeres, dupla que dividirá o palco em Abaeté - Uma celebração zfro-Indígena, também estão entre as atrações que espalharão seus acordes e refrões janeiro afora, todos com novos espetáculos.

Em dança, destacam-se o III Festival de Pole Dance de Pernambuco e a montagem Berlim, estreia do bailarino Dielson Pessoa. Em circo, vem Cabaré janeiro de palhaças, espetáculo de variedades circenses que reúne dez palhaças em divertidos números ciceroneados pela mestre (da falta) de cerimônia Mary En.

Entre as 12 montagens infantis, serão apresentados grandes sucessos para pequenos espectadores, como Os saltimbancos, Aladdin - O musical, Alice no país das maravilhas, Seu Sol Dona Lua, O dia em que a morte sambou e As aventuras de Simba.

O 30º Janeiro de Grandes Espetáculos é uma realização da Apacepe (Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco), com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, e patrocínio do Governo de Pernambuco, via Funcultura, da Copergás e da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

SERVIÇO
30º Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco
De 9 a 31 de janeiro de 2024
Programação completa e informações no site www.festivaljge.com.br
Ingressos: www.sympla.com.br/festivaljge 

 

veja também

Concertos gratuitos da Orquestra Sinfônica do Recife

Oficinas de videodança abrem inscrições

Debate-discotagem sobre o Mangue