Indicações

Inscrições abertas para oficina “Figurino: Vestir uma ideia do roteiro ao set”

Capacitação ministrada pela figurinista Ana Cecília Drummond ocorre este mês, no Recife e em Caruaru

03 de Julho de 2024

Figurinista revela contribuição da roupa para a narrativa fílmica

Figurinista revela contribuição da roupa para a narrativa fílmica

Foto Divulgação

Introduzir o participante na criação de um projeto de figurino audiovisual, despertando a importância e contribuição do figurinista dentro da linguagem e narrativa fílmica. A oficina  Figurino: Vestir uma ideia do roteiro ao set, ministrada pela figurinista Ana Cecilia Drumond está com 30 vagas abertas e gratuitas, tanto no Recife quanto em Caruaru. Na capital pernambucana, as aulas serão de 9 a 13, na Caixa Cultural. Já em Caruaru, de 22 a 26, no Armazém da Criatividade. Interessados devem preencher formulário online para se candidatar a uma vaga. 

O formulário para oficina no Recife segue aberto até sexta-feira (5). Clique aqui para se inscrever. Para a atividade de Caruaru, é possível se candidatar até o dia 13. Clique aqui para se inscrever.

O resultado da seleção dos participantes será divulgado no instagram: https://www.instagram.com/vestirumaideia/

O projeto também realizará a oficina em Belo Jardim, Triunfo e Goiana, buscando democratizar o acesso ao conhecimento. Em todas as cinco oficinas haverá a presença de intérpretes de libras para possibilitar a participação de pessoas surdas e ensurdecidas. O ciclo de oficinas faz parte de projeto incentivado pela Lei Paulo Gustavo/ Ministério da Cultura, por meio de edital lançado pela Secretaria de Cultura, Fundarpe, Governo de Pernambuco.

Participantes exercitarão a criação de figurinos de forma prática a partir de perfis de personagens.O projeto amplia o campo de discussão cinematográfico pela ótica do figurino ao contribuir para reflexões sobre o cinema feito no Estado. A iniciativa busca disseminar a perspectiva do vestuário e seus múltiplos significados, se comprometendo em preencher cada vez mais o vazio teórico que circunda o figurino no audiovisual pernambucano.

Ana Cecília Drumond é figurinista e organizadora do livro Roupa de Cinema: o design de figurino no audiovisual pernambucano (2021), que apresenta um amplo panorama sobre a realização cinematográfica pela perspectiva do figurino. Assinou o figurino dos longas-metragens Amores de chumbo (Tuca Siqueira, 2017) e Passou (Felipe André Silva, 2020), e dos curtas Décimo segundo (Leonardo Lacca, 2007), Nº 27 (Marcelo Lordello, 2008), Mens sana in corpore sano (Juliano Dornelles, 2011), Sob a pele (Daniel Bandeira e Pedro Sotero, 2013) e História natural (Julio Cavani, 2014), além de Muro (Tião, 2008), este último vencedor do prêmio Regard Neuf da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. 

Trabalhou como assistente de figurino nos longas O som ao redor (Kleber Mendonça Filho, 2012), Boi neon (Gabriel Mascaro, 2015) e O país do desejo (Paula Caldas, 2012). No mercado audiovisual, é responsável pelo figurino da série Delegado (Leonardo Lacca e Marcelo Lordello em fase de pós-produção) e do telefilme de ficção Eu quero ir (Pablo Polo, 2024). 

Em 2017, estudou figurino na EICTV, escola de cinema cubana. No Brasil, foi aluna de profissionais de referência em oficinas ministradas por Luciana Buarque, Jum Nakao, Beto Normal e Hubert Arvet-Thouvet. Em 2022, ministrou as oficinas Processos criativos na construção de figurinos, que fez parte do Programa Educativo Caixa Gente Arteira, da Caixa Cultural Recife, e no 30º Festival de Inverno de Garanhuns - FIG realizou Figurino: vestindo uma ideia do roteiro ao set.

SERVIÇO:
Oficina Figurino: Vestir uma ideia do roteiro ao set

RECIFE
Inscrições gratuitas até 05/07: Clique aqui para se inscrever
Resultado da seleção no dia 06 de julho
Realização da oficina: De 9 a 13 de julho, das 13h30 às 18h30, na Caixa Cultural Recife (Bairro do Recife).

CARUARU
Inscrições gratuitas até 13/07: Clique aqui para se inscrever
Resultado da seleção dia 17 de julho
Realização da oficina: De 22 a 26 de julho, das 13h30 às 18h30, no Armazém da Criatividade, em Caruaru.

veja também

Play Rec realiza curso online

Virtuosi celebra maestro Clóvis Pereira

Claudia Abreu encarna Virginia Woolf