Indicações

[Exposição] “A Festa do Fogo - Retrato de um Forró no meu Sertão”

Fotografias em homenagem aos festejos juninos assinadas por Ana Araújo são exibidas nesta quarta (19), na Torre Malakoff

17 de Junho de 2024

A fotógrafa e artista visual Ana Araújo captou as noites juninas de Tacaratu entre 2005 e 2019

A fotógrafa e artista visual Ana Araújo captou as noites juninas de Tacaratu entre 2005 e 2019

Foto Ana Araújo

No coração do Recife Antigo, o Observatório Cultural Torre Malakoff será palco, nesta quarta-feira, 19 de junho, de uma celebração especial da cultura nordestina. Com a abertura da exposição A Festa do Fogo - Retrato de um Forró no meu Sertão, a fotógrafa e artista visual Ana Araújo traz ao público uma coleção de imagens que homenageia o forró e os festejos de São João, símbolos da rica cultura popular do semiárido pernambucano e de todo o nordeste brasileiro.

A exposição reúne 43 fotografias inéditas, tanto em cores quanto em preto e branco, captadas durante as noites juninas de Tacaratu (PE), entre 2005 e 2019. As imagens oferecem um olhar íntimo e autêntico de uma filha da terra, retratando a beleza, a alegria e a poesia dos festejos através das memórias afetivas de Ana Araújo, uma das fotojornalistas mais premiadas do País, que nasceu e viveu em Tacaratu durante sua infância e adolescência e continua retornando para reencontrar seu povo.

Um dos destaques da exposição é uma homenagem à mãe da artista, Dolores (in memoriam), em uma fotografia que a mostra acendendo a fogueira de sua casa. O cantor Josildo Sá, amigo de infância de Ana, também figura entre os retratados e, acompanhado do trio pé de serra "Xinelo Rasgado", participa da abertura da exposição nesta quarta, a partir das 18h, trazendo a autêntica sonoridade do forró para a celebração.

A co curadoria da exposição conta com a expertise de Maria do Carmo Nino, artista e Ph.D. em Artes Visuais pela Sorbonne, que ressalta o caráter universal e íntimo das imagens capturadas por Ana. "A recorrência de seu olhar através de belas imagens colhidas, anos a fio, no universo dos folguedos juninos, é carinhosamente evocada em 'A Festa do Fogo' e nos convida a sermos partícipes desses momentos de uma tradição do mais puro congraçamento popular e evocação afetiva."

SERVIÇO:
A Festa do Fogo - Retrato de um Forró no meu Sertão
Quando: 19 de junho, às 18h, com show de Josildo Sá e o trio pé de serra "Xinelo Rasgado".
Onde: Observatório Cultural Torre Malakoff (Recife Antigo).
Período: 19 de junho a 01 de setembro de 2024.
Horário da exposição: Terça a sexta, das 10 às 17h; domingo, das 14 às 18h.
Entrada: Gratuita.

veja também

Curso gratuito Políticas do Contra-Arquivo

Um festival para o interior do estado

[Série] Brasil Virtual