Indicações

[CINEMA] PERSPECTIVAS - SEMINÁRIO DE CRÍTICA E CURADORIA

Projeto que discute crítica e curadoria cinematográfica é gratuito e acontece em abril e maio, com atividades de formação online

05 de Abril de 2024

Pensadores e críticos de cinema integram o projeto

Pensadores e críticos de cinema integram o projeto

Cartaz Divulgação

Até 10 de abril estão abertas as inscrições do projeto Perspectivas - Seminário de Crítica e Curadoria, que busca discutir temas relacionados aos processos de crítica e curadoria no cinema. Interessados na área com idade a partir de 18 anos, de todo o Brasil, podem se inscrever gratuitamente através de formulários disponíveis no link do perfil @perspectivas.seminario

A programação do seminário online apresenta três momentos:  mesas,  oficinas e lançamento do catálogo virtual.  As mesas acontecem entre 15 a 19 de abril, das 19h às 20h30, através do google meet. Haverá emissão de certificados e preferência nas vagas para mulheres (cis ou trans), pessoas negras, pessoas com deficiência, comunidade LGBTQIAPN+, indígenas e quilombolas. Em breve serão abertas as inscrições para as oficinas de crítica e de curadoria e divulgação das informações do catálogo digital. 

O seminário busca discutir sobre oportunidades para outros recortes de gênero, raça e classe, conhecerem e participarem de processos de crítica e de curadoria, bem como no fortalecimento de um circuito cinematográfico mais democrático. "O projeto nasceu do desejo de acessar outras reflexões, aulas e profissionais da área, especialmente para pessoas que moram fora dos grandes centros e circuitos de cinema. Entendemos a crítica e curadoria como lugares de poder/influência no audiovisual e precisamos conversar sobre isso", explica Bruna Tavares, coordenadora pedagógica do projeto. 

O projeto Perspectivas - Seminário de Crítica e Curadora é um projeto da Pajeú Filmes, produtora audiovisual sediada em Afogados da Ingazeira, sertão de Pernambuco, com incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.

PROGRAMAÇÃO: 

MESAS

Inscrições até 10 de abril

15/04 (19h) - O poder da crítica cinematográfica 

Convidadas: Kênia Freitas e Carol Almeida

Mediação: Ingá Patriota

16/04 (19h) - O que e a quem dar a ver nas telas? 

Convidadas: Caroline Pevez e Rayanne Layssa

Mediação: Bruna Tavares

17/04 (19h) - Novos rumos do cinema 

Convidadas: Layla Braz e Bruno Matos (Tayho Funi-ô)

Mediação: Maria Cardozo

18/04 (19h) - Crítica e curadoria nas redes

Convidadas: Luiz Joaquim e André Dib

Mediação: Priscila Urpia

19/04 (19h) - Percursos Curatoriais 

Convidadas: Heitor Augusto e Graci Guarani

Mediação: Bruna Tavares

 

OFICINAS

Inscrições de 15 a 22 de abril

Oficina de Crítica Cinematográfica (12h/a)

24 de abril a 24 de maio 

Facilitadores: Ingá Patriota e Fábio Rodrigues Filho

1 encontro por semana (4 semanas) 

Ementa: Introdução ao pensamento crítico e às possibilidades de olhar, refletir e imaginar a produção audiovisual. A oficina pretende proporcionar o desenvolvimento do espírito crítico, além de incentivar a produção escrita entre os participantes. A análise de filmes, os espaços e o impacto da crítica cinematográfica. Para tanto, a partir de exibições de obras e leitura de textos, serão realizados exercícios escritos e orais onde os alunos poderão utilizar técnicas e instrumentos apresentados em sala de aula.

Oficina de Curadoria no Cinema (12h/a)

Período 24 de abril a 24 de maio 

Facilitadores: Amaranta Cesar

1 encontro por semana (4 semanas)

Ementa: Introdução ao pensamento crítico e às possibilidades de olhar, refletir e imaginar a produção audiovisual. Em encontros teóricos e práticos, a oficina pretende proporcionar o desenvolvimento do espírito crítico e a reflexão sobre processos de curadoria no cinema, importância e possibilidades. Permitir a análise de programações de mostras e festivais de cinema e o exercício de montar uma programação cinematográfica.

SERVIÇO: 

Perspectivas - Seminário de Crítica e Curadoria 

Mesas, oficinas e lançamento de catálogo virtual - online 

Inscrições gratuitas : https://linktr.ee/perspectivas.seminario

Mais informações: @perspectivas.seminario/ pajeufilmes@gmail.com

 

 

veja também

Play Rec realiza curso online

Virtuosi celebra maestro Clóvis Pereira

Claudia Abreu encarna Virginia Woolf