Indicações

[16º In-Edit Brasil] Banda Devo na programação

Festival Internacional do Documentário Musical estreia nesta quarta-feira (12) com documentário sobre a banda norte-americana

11 de Junho de 2024

Banda percorreu o caminho da contracultura de forma divertida, com figurinos e performance marcantes

Banda percorreu o caminho da contracultura de forma divertida, com figurinos e performance marcantes

Foto Janet Macoska

A 16ª edição do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical estreia em São Paulo com documentário sobre a banda norte-americana Devo, nesta quarta-feira (12), às 20h30, no CineSesc, em sessão gratuita para público e convidados. A icônica banda formada em 1973 que conseguiu unir crítica social, contracultura a hits radiofônicos em letras proféticas mas ainda não compreendidas. O diretor, Chris Smith, escreveu na revista Variety o quanto o som, o visual  e a atitude da banda o impressionou: “não estou exagerando quando digo que Devo fazendo “Satisfaction” no Saturday Night Live continua sendo a única apresentação musical que já vi que me assustou. Eles me deram arrepios.” O jornalista que assina a matéria, Owen Gleiberman, escreveu: “Para os fãs de Devo, são 90 minutos de história pop irresistível e doces audiovisuais surrealistas deslumbrantemente editados”.

Além de mais de 60 títulos, o festival, que segue até 23 de junho, contará com edição paralela e algumas exibições nas plataformas digitais Sesc Digital, Itaú Cultural Play e Spcine Play. 

O festival traz uma seleção de documentários nacionais e internacionais entre longas e curtas, incluindo lançamentos e alguns clássicos em versões restauradas. Além dos tradicionais Panoramas Brasileiro e Panorama Mundial, o festival promove este ano o Especial "Música e Máquinas", com uma série de filmes e atividades que apresentam criadores de música e dispositivos musicais eletrônicos, e conclui a programação de filmes com a Mostra Flashback, dedicada ao resgate de títulos históricos nunca exibidos pelo festival.

O In-Edit – Festival Internacional do Documentário Musical nasceu em Barcelona, na Espanha, em 2003, e acontece no Brasil desde 2009. Outros países, como Chile, Grécia, México e Países Baixos, também realizam edições do festival. 

Serviço:

16º In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical

Quando: de 12 a 23 de junho - São Paulo e Online

Programação gratuita, exceto no CineSesc, com sessões a R$ 10.

Confira programação completa no site do festival: http://www.in-edit-brasil.com/program

veja também

Play Rec realiza curso online

Virtuosi celebra maestro Clóvis Pereira

Claudia Abreu encarna Virginia Woolf