Indicações

[LANÇAMENTO] “Comunidade dos contrários”

Livro do cineasta Marcelo Pedroso estuda relações de antagonismo no documentário

22 de Fevereiro de 2024

Documentarista pernambucano lança livro em Garanhuns

Documentarista pernambucano lança livro em Garanhuns

Foto Maria Chaves

 

Nesta sexta-feira (23), o cineasta Marcelo Pedroso lança o livro Comunidade dos contrários: um estudo sobre as relações de antagonismos no documentário. A publicação é uma adaptação, revista e ampliada, da tese de doutorado do autor, que investiga relações de divergência entre quem filma e quem é filmado nesse tipo de película. A tese ganhou menção honrosa do Prêmio Compós de Melhor Tese, em 2020. O livro, publicado pela editora Vacatussa, traz texto de apresentação da professora e pesquisadora Angela Prysthon e conta com incentivo do Funcultura. O lançamento do livro acontece no Cine Jardim, no Centro Cultural Sesc Garanhuns, às 18h30, com direito à conversa com o realizador.

A obra traz relatos do processo criativo e da experiência do autor enquanto durante a pesquisa e a remontagem do documentário Por trás da linha de escudos (2017/2023), que, à época, foi alvo de críticas sobre a maneira como Marcelo retratou os policiais do Batalhão de Choque. O documentário será exibido no mesmo dia do lançamento.

Comunidade dos Contrários é dividido em três partes: Modo Securitário (quando não dá voz ao outro lado); Modo Agonístico (quando existe a preocupação em apresentar as diferenças, colocá-las em diálogo) e Na Prática. Nas duas primeiras, o autor analisa obras de outros diretores dentro dessas duas possibilidades de construção documental. E, na terceira, ele analisa seu documentário Por trás da linha de escudos, apontando os erros cometidos e sugerindo uma remontagem, com os aprendizados de outras referências.

No dia 28, às 9h30, Marcelo Pedroso também vai realizar outro encontro para debater o tema de seu livro. O evento ocorrerá no auditório Luiz Gonzaga, no Centro Acadêmico do Agreste, em Caruaru, também com entrada gratuita.

SERVIÇO
Lançamento do livro Comunidade dos Contrários (Ed. Vacatussa, 336 pgs, R$ 30), de Marcelo Pedroso, com bate-papo com o autor e exibição do documentário Por trás da linha de escudos
Onde: Cine Jardim, Centro Cultural Sesc Garanhuns
Quando: Sexta-feira, 23 de fevereiro, às 18h30
Acesso gratuito

 

 

 

Publicidade

veja também

[EXPOSIÇÃO] O Pernambuco Cósmico de Suanê

[DANÇA] “DOA, VOA!”

[Show] Lunar, de Laura Tamiana