Indicações

[FILMES] Maracatus - uma contribuição para sua salvaguarda

Projeto lança filmes com material de arquivo inédito sobre quatro maracatus de Pernambuco

18 de Dezembro de 2023

Elefante é um dos maracatus retratados nos filmes

Elefante é um dos maracatus retratados nos filmes

Foto Divulgação

Narrativas sobre as histórias de quatro grupos de maracatus de Pernambuco - Cambinda Brasileira, Elefante, Leão Coroado e Piaba de Ouro foram transformadas em quatro filmes que fazem parte do projeto Maracatus - uma contribuição para sua salvaguarda, coordenado pela antropóloga Júlia Morim com incentivo do Funcultura. Os filmes estão disponíveis no site https://salvaguardamaracatus.wordpress.com/ e serão lançados na próxima quarta-feira (20), às 14h, na Sala Calouste Gulbenkian da Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte. Na ocasião das exibições, representantes dos maracatus estarão presentes. 

O material inédito foi colhido nas 30 horas de imagens de ensaios e apresentações públicas colhidas em 1995 pela então estudante de cinema Flávia Lacerda e pelo diretor de fotografia Alberto Marquardt. Há registros e depoimentos do mestre Luiz de França (1901-1997), babalorixá e membro da Irmandade dos Rosário dos Homens Pretos de Santo Antônio e da Irmandade de São Benedito da Igreja de São Gonçalo da Boa Vista, que regeu o Maracatu Leão Coroado durante 40 anos. Dona Madalena, que sucedeu Dona Santa no Maracatu Elefante, também pode ser vista em seu terreiro e desfilando nas avenidas do Recife, naquele carnaval de 1995. 

Mestre Salu, do Maracatu Piaba de Ouro, reconhecido pelo seu engajamento na luta por condições dignas para os folguedos, está ao lado de seu pai, tocando uma rabeca. Há ainda, no material filmado e recuperado do Maracatu Cambinda Brasileira, o mestre João Padre, falecido no mesmo ano em que foi filmado. Assim, o mestre, uma referência para todos e todas que compõem a história do grupo, passou a ter aos olhos dos e das jovens que não o conheceram, mas que tocam as suas narrativas, uma visualidade, um rosto, um gesto, uma voz.

Serviço

Lançamento do projeto Maracatus – uma contribuição para sua salvaguarda

Sala Calouste Gulbenkian, na Fundação Joaquim Nabuco

Endereço: Av. Dezessete de Agosto, 2187 - Casa Forte, Recife - PE

Data: 20/12/2023

Hora: 14 horas

Com a presença de representantes dos Maracatus.

 

 

veja também

Concertos gratuitos da Orquestra Sinfônica do Recife

Oficinas de videodança abrem inscrições

Debate-discotagem sobre o Mangue