Indicações

[FESTIVAL] ARTE NA USINA

Marina Lima, Filipe Catto, Otto, Céu e Conde do Brega são alguns dos nomes do evento gratuito que acontece de 7 a 10 de dezembro, em Água Preta

20 de Novembro de 2023

Marina Lima é uma das atrações do evento

Marina Lima é uma das atrações do evento

Foto Sérgio Santoian

Com ótimos shows gratuitos, o Festival Arte na Usina - Safra 2023 promete animar o recifense a percorrer os 150 quilômetros que separam o distrito de Santa Terezinha, em Água Preta, do Marco Zero, no Recife, para encarar os três dias de apresentações do evento, que acontece de 7 a 10 de dezembro). Mas o público também poderá curtir um pouco mais do que música. É lá na Mata Sul do Estado que fica o Parque Artístico-Botânico da Usina de Arte, um museu ao ar livre de obras de arte contemporânea que se integram ao meio ambiente - nossa versão de Inhotim (MG).  

Entre as atrações, a cantora Marina Lima apresentará o show Nas Ondas da Marina; Céu mostrará o seu Fênix do Amor; Filipe Catto cantará repertório de Gal Costa no show Belezas são Coisas Acesas Por Dentro; Otto vai trazer as músicas de Reginaldo Rossi para o show As Quatro Estações; Marcelo Jeneci vem de Caravana Sairé, e a Banda Fim de Feira lança Forró da Liberdade. E ainda Almério e Martins, DJ Pepe Jordão, Conde do Brega, Dany Myler, Geraldinho Lins, Patricia Firmino, Wilson Monteiro e Forró do Loirão. 

Lívia Nestrovski (voz) e Fred Ferreira (guitarra) farão performance. Foto: Andrea Rego Barros

Sob o tema “Inovar e Evoluir”, a nona edição do evento terá ainda lançamento de livro, roda de leitura e performance da dupla Lívia Nestrovski (voz) e Fred Ferreira (guitarra). Há nove anos dividindo o palco, os dois realizam cerca de 35 concertos por ano, com repertório que vai do clássico ao contemporâneo e do erudito ao popular. No Teatro Aberto Camilo Simões, que faz parte da estrutura da usina.

No parque, o visitante encontrará mais de 40 obras e instalações de nomes como Regina Silveira, Alfredo Jaar, Geórgia Kyriakakis, Saint Clair Cemin, José Spaniol, Claudia Jaguaribe, Matheus Rocha Pitta, Juliana Notari, José Rufino, Flávio Cerqueira, Bené Fonteles, Hugo França, Paulo Bruscky, Denise Milan, Marcelo Silveira, Liliane Dardot, Marcio Almeida, Frida Baranek, Artur Lescher, Carlos Vergara, Júlio Villani, Iole de Freitas e Vanderley Lopes.

O evento patrocinado pela Empetur e realizado em parceria com o Sebrae busca gerar renda e agregar valor para a comunidade de seis mil moradores que vivem no entorno da usina, incentivando o turismo e o empreendedorismo. 

Onde ficar:

Existe a opção de hospedagem comunitária em que o visitante pode alugar a casa (ou quarto) de moradores da vila de Santa Terezinha: Hospedagem da Vila (81 98153.3763), Jeude Moraes (81 9122.9746) e Ritinha (81 98156.9990). Há ainda a Pousada do Eucalipto (81 99122.9746), Pousada Mandacaru Abacate (82 99341.5254), e ainda o camping do Restaurante Jardim Botânico (81 99119.3259), que fica ao lado do Parque Artístico-Botânico da Usina de Arte.

Como chegar:

Saindo do Recife, os visitantes devem seguir pela BR 101 Sul, sentido Alagoas, até o centro da cidade de Xexéu. De lá, o público segue pela rodovia PE-99 até o km 10. Entre as opções de alimentação: restaurante Jardim Botânico, Pizzaria Estação dos Sabores, Bodega de Alemão, Recanto Nordestino, Mandacaru Abacate, Ró Lanches, Pesque e Pague do Tio, Oxe Burguer e Restaurante Capim de Cheiro.

Fachada da antiga destilaria da usina. Foto: Andrea Rego Barros

Programação:

7/12

16h Missa de Ação de Graças

19h Dj Pepe Jordão

20h Marcelo Jeneci

22h Almério e Martins

0h Céu – Fênix do Amor

 

8/12

16:30h Eco histórias da Amazônia

19h Dj Pepe Jordão

20h Patricia Firmino

22h Dany Myler

0h Conde Só Brega

 

9/12

17h Lívia Nestrovski e Fred Ferreira

19h30 Fim de Feira – Forró da Liberdade

21h30 Filipe Catto - Belezas são Coisas Acesas Por Dentro

23h30 Marina Lima – Nas Ondas da Marina

1h – Otto – As Quatro Estações - Otto Canta Reginaldo Rossi

 

10/12

16:30 Lançamento do livro “Desenrolada? Não. Competente!”

18h Dj Pepe Jordão

19h Wilson Monteiro

21h Forró do Loirão

23h Geraldinho Lins

 

 

veja também

Concertos gratuitos da Orquestra Sinfônica do Recife

Oficinas de videodança abrem inscrições

Debate-discotagem sobre o Mangue