[FESTIVAL] 'O Canto da Sereia' celebra 80 anos de Lia de Itamaracá
Evento que acontece de 12 a 14 de janeiro na Ilha de Itamaracá reúne música, cultura popular e participação do Som na Rural e Nação Zumbi
09 de Janeiro de 2024
Ícone da cultura popular, Lia de Itamaracá completa 80 anos
Foto Ytallo Barreto/Divulgação
Quando se fala em ciranda, Lia de Itamaracá é nome que está na ponta da língua. A decana da cultura popular completa 80 anos com a terceira edição Festival O Canto da Sereia, que acontece do dia 12 (data do aniversário de Lia) a 14 de janeiro, na praia de Jaguaribe, em Itamaracá.
O evento dialoga com diversas linguagens artísticas como música, dança, religiosidade, audiovisual, moda e literatura. “Eu tô achando tudo uma maravilha, estou muito feliz, alegre e me sentindo muito amada porque estou recebendo em vida essa homenagem e esse reconhecimento de todos que conhecem minha luta e minha história”, diz Lia de Itamaracá.
Três pólos serão instalados na praia de Jaguaribe: Palco Som na Rural, Palco Lia de Itamaracá e Palco Estrela de Lia (no palhoção onde funciona o Centro Cultural Estrela de Lia). Entre as atrações, Nação Zumbi e Som na Rural. A abertura, no dia 12, será com um mutirão de grafite com os grupos Cores do Amanhã e Cores Femininas, a partir das 10h, no Centro Cultural Estrela de Lia, na areia da Praia de Jaguaribe.
No mesmo dia, o público poderá conferir o show dos cirandeiros Mestre Bi e Ciranda Bela Rosa e Mestre Anderson Miguel e a Ciranda Raiz da Mata Norte, no Palco Som na Rural, a partir das 20h. Fechando a noite, a aniversariante e anfitriã da festa, Lia de Itamaracá. No palco que leva seu nome, a partir das 21h, ela apresentará o show Ciranda de ritmos, com participação de convidados especiais como As Filhas de Baracho, Fuxico de Feira com o flautista Carlos Zen, a cantora Daúde e o cantor e multi-instrumentista, Sérgio Pererê.
No segundo dia, sábado, 13, às 15h, um grande cortejo de cultura popular percorrerá as ruas de Jaguaribe: Afoxé Alafin Oyó, Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo de Santo Agostinho, Caboclinho União 7 Flexas de Goiana, Maracatu de Baque Solto Estrela Dourada de Buenos Aires, Caboclinho Tribos Carijós Recife, Bloco de Samba Reggae Obirim, Bonecos Gigantes Mestres da Cultura, Grupo Cores Sonoras e Grupo de Dança 30+. Após os desfiles, os grupos sobem ao palco às 17h.
Mais cedo, às 8h, no Palco Som da Rural, será realizada a cerimônia Odoyá Iemanjá, conduzida pelo babalorixá Pai Milton de Xangô, do Centro espírita Baba Ogodô (SP). Na sequência, haverá a apresentação do projeto Cafurnas Fulni-ô, dedicado a divulgar cantos tradicionais desse povo indígena. A cacica Valquíria Kyalonan Karaxuwanassu, do povo Karaxuwanassu, de Igarassu, também marcará presença. No palco do Som na Rural, a partir das 10h, Afoxé Oyá Alaxé comandado pela yalorixá Maria Helena Sampaio. No Palco Lia de Itamaracá, a partir das 13h, apresentam-se Coco do Amaro Branco, Viola Luz, Maracatu Nação Pernambuco e um espetáculo especial para o lançamento da Coletânea de Cirandas de PE, com a participação de Noé da Ciranda e convidados, e Josivaldo Caboclo e convidados. Encerrando a noite, show de Natascha Falcão, cujo álbum Ave mulher foi indicado na 24º Edição do Grammy Latino na Categoria “Artista Revelação”.
No domingo haverá o desfile de moda Manto de Lia, produzido pela Cabrochas. O desfile, que começa às 16h, contará com trilha sonora do músico alemão Henri Schappert e com figurinos de Lia de Itamaracá. A ideia é exibir a produção de diversos estilistas que criaram suas produções inspirados na rainha da ciranda.
No palco Lia de Itamaracá os shows começam às 11h, com novo projeto musical que junta Isaar e Waldir Afonjah. Lia de Itamaracá volta ao palco do festival mais uma vez, às 14h, para apresentar o show Ciranda do mundo, baseado no disco mais recente da artista, Ciranda sem fim, produzido pelo DJ Dolores, que também participará do show. Com pegada mais eletrônica, Lia ousa por outros gêneros e sonoridades.
O DJ Macaxeira, do Club Metrópole, vai colocar o povo para dançar, enquanto aguarda o encerramento do festival, com a banda Nação Zumbi. O show da Nação, dentro do Festival O Canto da Sereia representa a ligação de Lia com o movimento manguebeat que, a partir dos anos 1990, levou a artista a tocar para plateias cada vez mais diversas e circular por palcos de todo país, fazendo com que a ciranda ultrapassasse os limites geralmente colocados para a chamada cultura popular. Lia vem mostrando ao mundo que a ciranda é um gênero da MPB como todos os demais, e ela sua representante mais constante, fiel e ao mesmo tempo que não teme experimentar, dialogar com artistas de outras matrizes e gerações.
O festival conta com incentivo do Funcultura e apoios do Governo de Pernambuco, prefeituras de Itamaracá e Natal e Sesc Pernambuco. Esta edição inaugura a campanha Celebre com Lia - 80 anos, para ajudar na manutenção do Centro Cultural Estrela de Lia e a Embaixada da Ciranda, em Itamaracá. Na página da artista, no Instagram (@liadeitamaracaoficial), as pessoas podem encontrar as informações sobre a doação.
Programação
SEXTA, 12
PALCO ESTRELA DE LIA
(No Palhoção do Centro Cultural Estrela de Lia)
10h - Mutirão de Graffiti com Cores do Amanhã e Cores Femininas
15h - Início dos cortejos de Cultura Popular com apresentação no palco a partir das 17h
Afoxé Alafin Oyó
Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu
Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo de Santo Agostinho
Maracatu de Baque Solto Estrela Dourada de Buenos Aires (Zona da Mata PE)
Caboclinho União 7 Flexas de Goiana
Caboclinho Tribos Carijós Recife
Bonecos Gigantes Mestres da Cultura
Bloco de Samba Reggae Obirim
Grupo Cores Sonoras
Grupo de Dança 30+
18h30 - Abertura Oficial do festival com corte do bolo para Lia de Itamaracá
PALCO SOM NA RURAL
(Na praia, em frente ao Centro Cultural Estrela de Lia)
20h - Mestre Anderson Miguel e Ciranda Raiz da Mata Norte e Ciranda do Mestre BI
PALCO LIA DE ITAMARACÁ]
(Em frente à Embaixada da Ciranda)
21h - Lia de Itamaracá com show Ciranda de Ritmos. Participação de: Fuxico de Feira com Carlos Zens, Daúde, Sérgio Pererê e As Filhas de Baracho
SÁBADO, 13
PALCO ESTRELA DE LIA
(No Palhoção do Centro Cultural Estrela de Lia)
11H - Coletivo ZeKeu de palhaçaria no espetáculo "Circuson"
17H30 - Cine Clube
PALCO SOM NA RURAL
(Na praia, em frente ao Centro Cultural Estrela de Lia)
8h - Cerimônia Odoya Yemanjá
9h30 - Cafurnas Fulni-ô
10h - Afoxé Oya Alaxé
14h30 - Dona Totinha do Coco
16h30 - Os Netos de Anjinha
20h - Nossa Cultura tem Som
21h30 - As Netas de Selma
PALCO LIA DE ITAMARACÁ]
(Em frente à Embaixada da Ciranda)
13h - Coco do Amaro Branco
15h30 - Viola Luz
19h - Maracatu Nação Pernambuco
20h30 - Ciranda do Mestre Josivaldo Caboclo e convidados e Noé da Ciranda e convidados no lançamento da Coletânea Cirandas de Pernambuco
22h - Natascha Falcão com participação de Lia de Itamaracá
DOMINGO, 14
PALCO ESTRELA DE LIA
(No Palhoção do Centro Cultural Estrela de Lia)
11h - Oficina Construção de Maraca com Coletivo Chama Grio
PALCO SOM NA RURAL
(Na praia, em frente ao Centro Cultural Estrela de Lia)
12h - Trans Coco de Igarassu
14h - Trupe do Patrimônio
16h - Desfile de Moda com peças da coleção de Lia de Itamaracá
18h - Catarina de Jah
PALCO LIA DE ITAMARACÁ]
(Em frente à Embaixada da Ciranda)
11h - Isaar e Valdir Afonjah
14h - Lia de Itamaracá Banda com a banda Ciranda do Mundo / DJ Dolores / Novíssimo Edgar
17h - DJ Macaxeira (Clube Metrópoles)
19h - Nação Zumbi