Em Cinema brasileiro nos jornais: uma análise da crítica cinematográfica na Retomada (Editora Massangana, 2018, 150 páginas), o jornalista, crítico de cinema e professor universitário Luiz Joaquim propõe um olhar para o modo como se recebeu a produção que ressurgia no Brasil após o desastre da extinção da Embrafilme pelo governo Fernando Collor. Fruto de uma dissertação de mestrado, a publicação surgiu do incômodo que o autor sentiu ao constatar que os críticos nacionais usavam lentes distintas ao resenhar filmes estrangeiros e a então incipiente safra brasileira. Ele adota como marco três filmes cruciais da Retomada – Carlota Joaquina, princesa do Brazil (1994), de Carla Camuratti, Central do Brasil (1998), de Walter Salles, e Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles – e a recepção crítica a esses filmes em jornais de três metrópoles – o Recife, com o Jornal do Commercio, São Paulo, com O Estado de S.Paulo, e Porto Alegre, com o Zero Hora.