Indicações

[E-book] Gráfica Lenta comemora dez anos

TEXTO Revista Continente

18 de Janeiro de 2024

Gravura de Regina Carvalho

Gravura de Regina Carvalho

Imagem Reprodução

Foi com o lema "A prensa é inimiga da perfeição" que a Gráfica Lenta se lançou ao mundo em 2013. O coletivo de gravadores liderado pelo artista Maurício Castro celebra nesta quinta (18) seus 10 anos de atividade com o lançamento de um e-book e um evento na Galeria Maumau (Rua Nicarágua, 173, Espinheiro), casa que acolhe o projeto desde o início, a partir das 18h.

O livro reúne gravuras e fotografias que contam a história da Gráfica Lenta ao longo desta primeira década, além de textos de Irma Brown e Joana D’Arc de Sousa Lima. Artistas como Fernando Duarte, Regina Carvalho, Rinaldo, Beta Ferralc, Daaniel Aráujo, Greg e Vi Marques, entre muitos outros, integram a curadoria realizada pelo próprio Maurício Castro.

Segundo o artista e organizador, a prioridade foi de incluir no e-book "as melhores gravuras de um conjunto vasto, farto e diverso de produção de imagens, cujos repertórios estéticos e formais se avizinham pela poética – entendendo por poética o conjunto de questões que intencionalmente o/a artista quer trabalhar, seja de natureza social, política, cultural, antropológica, subjetiva, da memória, entre outras."

O e-book Gráfica Lenta – 10 anos foi realizado com  incentivo do SIC – Sistema de Incentivo à Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife, Secretaria de Cultura, Prefeitura da Cidade do Recife. O projeto para o seu desenvolvimento  tem coordenação da artista Bia Melo, produção executiva de Clarice Hoffmann e projeto gráfico e editorial assinado pelo designer Moacyr Campelo.

Gráfica Lenta – 10 anos poderá ser acessado a partir do dia 19 de janeiro através no endereço www.graficalentaebook.art.br. Uma versão da publicação com audiodescrição elaborada pela COM Acessibilidade também será disponibilizada na página do instagram @graficalenta.

Publicidade

veja também

[MUSICAL] “O Irôko, a Pedra e o Sol”

[LANÇAMENTO] “Comunidade dos contrários”

[CURSO GRATUITO] Oficina de Atuação Cinematográfica