Ensaio visual

Harmonia em cores

Fotógrafo alemão radicado no Recife, Hans von Manteuffel exibe imagens do litoral de Pernambuco e do Arquipélago de Fernando de Noronha

30 de Dezembro de 2025

As garças do canal de Santa Cruz, Itapissuma

As garças do canal de Santa Cruz, Itapissuma

Foto Hans von Manteuffel

Talvez não exista para Hans von Manteuffel um lugar melhor para fotografar do que o litoral de Pernambuco – o que inclui, claro, o Arquipélago de Fernando de Noronha.

Nascido em Walsrode, Baixa Saxônia, no Norte da Alemanha, em 1972, Hans reside em Pernambuco, desde 1990, naturalizando-se brasileiro, em 2007. É um incansável viajante, andarilho, sempre de câmera na mão.

A praia deserta atrai as lentes de Hans. Desperta-o na madrugada. Flagra o pescador a caminhar sobre os arrecifes ou à espreita, antes de jogar a tarrafa. Olha para a areia e flagra a Maria Farinha, atenta às ameaças. Interessa, também, a vida à beira-mar: a família brincando, os turistas esperando o passeio de jangada, o trabalho de quem comercializa na orla, colorindo-a com seus produtos.

Hans fotografa a harmonia. O jogo de luz do sol, explodindo seus raios nas nuvens, os contrastes do céu azul com a exuberância de verdes da natureza, a altivez dos coqueiros e o contorcionismo da vegetação do mangue, ou a deslumbrante vista de Noronha.

Há uma sutil poesia nas garças mirando o horizonte, no pôr do sol, em cima de um bote, que navega com o nome de batismo, uma promessa bíblica: “Jesus vem”. Como é sutil e harmonioso o reflexo da igrejinha de Muro Alto nas águas do mar, na maré-cheia.

veja também

Natureza viva

Nordeste adentro

O Sol dos Cegos