"O agente secreto" conquista Globo de Ouro e consagra Wagner Moura com prêmio inédito
Premio de Melhor Filme de Língua não Inglesa reforça as chances da produção pernambucana de conquistar o Oscar
12 de Janeiro de 2026
O cineasta Kleber Mendonça Filho e a esposa e produtora Emilie Lesclaux comemoram a conquista do Globo de Ouro para "O agente secreto"
Foto Amy Sussman/Getty Images via AFP
Com informações da Agência Brasil
O agente secreto, do cineasta pernambucano kleber Mendonça Filho, conquistou o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua não Inglesa, na noite deste domingo 11, em cerimônia realizada no Beverly Hilton, em Los Angeles. O protagonista Wagner Moura teve seu trabalho reconhecido como Melhor Ator em Filme de Drama, prêmio inédito para o Brasil.
É a segunda vez que o Brasil conquista o prêmio de Melhor Filme em Língua não Inglesa. O primeiro a ganhar foi Central do Brasil, de Walter Salles, em 1999. No ano passado, Fernanda Torres ganhou na categoria Melhor Atriz de Drama, por Ainda estou aqui. Até agora, o longa-metragem já levou 56 troféus em 36 premiações, incluindo melhor diretor e melhor ator no Festival de Cannes, na França e o o Critics Choice Awards 2026.
A 83ª edição do Globo de Ouro foi marcada pelo domínio de Hamnet, na categoria drama e Uma Batalha Após a Outra (One Battle After Another), em comédia.
O anúncio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa foi feito pelos atores Orlando Bloom e Minnie Driver. Ao revelar o vencedor, Driver saudou o público brasileiro com um “Parabéns”, dito em português. Na categoria, O Agente Secreto superou produções de cinco países: Valor sentimental (Noruega), Sirât (Espanha), A única saída (Coreia do Sul), A Voz de Hind Rajab (Tunísia) e Foi Apenas um Acidente (França).
Ao receber a estatueta, Kleber Mendonça Filho iniciou o discurso saudando o país. “Eu quero dar um alô ao Brasil: alô, Brasil”, disse. Em seguida, agradeceu à distribuidora brasileira Vitrine Filmes, à produtora e companheira Emilie, à equipe e ao elenco. “Obrigado, Wagner Moura. As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo. Eu dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um grande momento”, afirmou o diretor.
Primeiro brasileiro a vencer o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama, Wagner Moura, em seu discurso, falou em português e celebrou a cultura brasileira. “Viva a cultura brasileira”, disse o ator, ao destacar a parceria com Kleber Mendonça Filho, a quem definiu como “um gênio”, e a amizade construída ao longo do projeto.
Além de Wagner Moura, concorriam à categoria Joel Edgerton (Sonhos de trem), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (Coração de Lutador: The smashing machine), Michael B. Jordan (Pecadores) e Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do desconhecido).
Entre os demais vencedores do Globo de Ouro, o prêmio de Melhor Direção em Filme ficou com Paul Thomas Anderson, por Uma batalha após a outra. Já Melhor Ator em Filme de Musical ou Comédia foi conquistado por Timothée Chalamet, por Marty Supreme.
Confira a lista dos vencedores:
Melhor Filme – Drama: Hamnet
Melhor Filme – Comédia ou Musical: Uma Batalha Após a Outra
Melhor Direção: Paul Thomas Anderson (Uma Batalha Após a Outra)
Melhor Ator em Filme de Drama: Wagner Moura (O Agente Secreto)
Melhor Atriz em Filme de Drama: Jessie Buckley (Hamnet)
Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical: Timothée Chalamet (Marty Supreme)
Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical: Rose Byrne (If I Had Legs I'd Kick You)
Melhor Ator Coadjuvante: Stellan Skarsgård (Valor Sentimental)
Melhor Atriz Coadjuvante: Teyana Taylor (Uma Batalha Após a Outra)
Melhor Filme em Língua Não Inglesa: O Agente Secreto (Brasil)
Melhor Filme de Animação: KPop Demon Hunters
Melhor Roteiro: Paul Thomas Anderson (Uma Batalha Após a Outra)
Televisão
Melhor Série de Drama: The Pitt
Melhor Série de Comédia ou Musical: The Studio
Melhor Minissérie ou Filme para TV: Adolescence
Melhor Ator em Série de Drama: Noah Wyle (The Pitt)
Melhor Atriz em Série de Drama: Rhea Seehorn (Pluribus)
Melhor Ator em Série de Comédia: Seth Rogen (The Studio)
Melhor Atriz em Série de Comédia: Jean Smart (Hacks)