Audiovisual

“Filhas da Noite” e “Wadja” na programação do São Luiz

Sessão "VerOuvindo Circula" faz exibições, no sábado (24) e no domingo (25), no clássico cinema de rua pernambucano e com acessibilidade

21 de Maio de 2025

"Filhas da Noite" compartilha memórias da cena queer recifense

Foto Sylara Silvério/Divulgação

O documentário Wadja abre a programação da mostra de cinema acessível VerOuvindo Circula, que acontece no Cinema São Luiz, no sábado (24) e domingo (25). Dirigida por Narriman Kauane e produzido por Tayho, a obra homenageia a educadora indígena Marilena Araújo (Wadja), uma das responsáveis pela criação da Escola Bilíngue Antônio José Moreira e defensora da língua Yaathe, do povo Fulni-ô. A sessão contará com a presença da comunidade surda e indígena, promovendo um encontro simbólico de culturas e lutas por reconhecimento linguístico. Haverá ainda debate com a equipe do evento e convidados.

A ideia do documentário nasceu da própria Wadja. Ela propôs a Tayhô um filme biográfico, centrado em sua vida, seus documentos e sua atuação como educadora. Durante cerca de um ano, produtor e personagem trocaram ideias, enquanto o roteiro era gestado e a proposta era submetida a editais públicos. Antes que os recursos fossem liberados, Wadja faleceu. “Tivemos que mudar todo o plano de filmagem”, relembra Tayho, que enfrentou o luto enquanto reconstruía o caminho narrativo da obra. O resultado foi uma combinação sensível entre material de arquivo, entrevistas e memória viva.

Outro destaque da programação é a pré-estreia pernambucana do longa-metragem Filhas da Noite, com direção de Henrique Arruda e Sylara Silvério e vencedor do Troféu Candango na Mostra Caleidoscópio do Festival de Brasília. O filme mistura documentário e ficção para contar as histórias de seis artistas da cena noturna queer do Recife nos anos 1980 e 1990. Após a sessão, haverá uma conversa com os protagonistas e diretores do longa.

Fechando a programação, às 17h do domingo, haverá uma sessão-debate do filme Praia Formosa, com a presença da diretora Julia de Simone. O longa conta a história de Muanza, uma mulher do Reino do Congo traficada para o Brasil no século XIX, que desperta nos dias de hoje em uma cidade onde os tempos se sobrepõem. Em sua busca por pertencimento, a protagonista percorre espaços urbanos que testemunham resistência, deslocamento e laços de irmandade. Esse é o primeiro longa de ficção de Julia de Simone, diretora carioca com sólida trajetória em documentários e cinema experimental. O filme teve estreia internacional no Festival de Rotterdam (Tiger Competition) e é uma coprodução Brasil-Portugal, com apoio do Hubert Bals Fund e do World Cinema Fund.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO (24)

14h - Sessão VerOuvindo Circula (mostra de cinema acessível) - Gratuita
Gratuita com acessibilidade em libras, audiodescrição e legendas descritivas (Debate com equipe VerOuvindo e convidados)
Gratuita

Wadja
Documentário, 2024, 28'53''
Classificação indicativa: livre
Direção: Narriman Kauane
Sinopse: o documentário biográfico conta a vida e carreira de Marilena Araújo, Wadja, mulher indígena, defensora das causas indígenas, da cultura e fundadora da Escola Bilíngue Antônio José Moreira. Apresenta a sua atuação pioneira na educação indígena e no ensino didático da língua materna do povo Fulni-ô, o Yaathe.

Quem me Quer?
Documentário, 2023, 15'
Classificação indicativa:
Direção: Tiago Pinheiro
Sinopse: um tributo sensível às histórias que orbitam o Cinema São Luiz, espaço emblemático do Recife. A produção mergulha nas memórias afetivas de pessoas que, ao longo dos anos, construíram laços profundos com o cinema, transformando-o em cenário de vivências marcantes, encontros e descobertas. O filme resgata, com delicadeza e emoção, o valor simbólico do São Luiz na paisagem cultural da cidade.

16h - O Bem Virá
Documentário, 2021, 80'
Classificação indicativa: 10 anos 
Direção: Uilma Queiroz
Sinopse: treze mulheres, treze ventres, treze esperanças, uma foto. E uma busca pelas mulheres  que, em 1983, em uma seca no sertão do Pajeú pernambucano, lutaram pelo direito à  sobrevivência, num contexto em que ser mulher era se limitar à função de administrar a  miséria.
Ingressos: R$ 10 e R$ 5

18h - Filhas da Noite
Documentário, 2024, 110'
Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Henrique Arruda e Sylara Silvério
Sinopse: chamadas por um Globo espelhado tão extinto das pistas quanto suas próprias noites de glória, seis performers veteranas de Recife revisitam seus passados, e revivem suas mais íntimas memórias diante das câmeras. Pioneiras de uma revolução ainda em curso, elas são e sempre serão Filhas da Noite.
Ingressos: R$ 10 e R$ 5

DOMINGO (25)

11h - Foi assim, foi assado - Parte 2
Animação, 2018, 45'
Classificação indicativa: livre
Direção: Chia Beloto
Sinopse: Teresa é uma criança muito curiosa, que vive com sua avó, uma inventora de traquitanas, cuja maior invenção é a casa-robô, uma casa tecnológica, construída com peças achadas na rua, e por isso, pode se transformar em diversas máquinas e locais de aventuras. Através da imaginação de Teresa, as personagens cruzam a linha do tempo da história, revivendo grandes e pequenas descobertas da humanidade.
Gratuita

14h - Sessão de Curtas (debate com Henrique Arruda e Sylara Silvério) - Gratuita
Entresonhos - Delirantes Mundos e Outros Universos
Curta experimental, 2024, 6'
Classificação indicativa: 12 anos
Direção: Henrique Arruda
Sinopse: em quantos mundos o seu medo já te prendeu? Esse filme talvez não te dê uma resposta, mas vai te mostrar um pouco dos meus.

Quando Você Vem me Visitar
Curta experimental, 2024, 6'
Classificação indicativa: 12 anos
Direção: Henrique Arruda
Sinopse: em quantos mundos o seu medo já te prendeu? Esse filme talvez não te dê uma resposta, mas vai te mostrar um pouco dos meus.

Verde Limão
Ficção, 2018, 17'45''
Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Henrique Arruda
Sinopse: prestes a entrar no palco pela última vez, uma veterana Drag Queen revisita todas as cicatrizes que formam o seu carnaval.

Filhos da Noite
Documentário, 2022, 16'
Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Henrique Arruda
Sinopse: Oito homens gays entre 50 e 70 anos compartilham suas memórias, vivências, e imagens noturnas, questionando-se sobre qual lugar seus corpos ocupam agora.

Era Uma Vez Diversiones
Ficcção, 2025, 21'7''
Classificação indicativa: Livre
Direção: Henrique Arruda, Sharlene Esse
Sinopse: Recontando fatos reais inspirados no revolucionário grupo teatral que modificou o fazer artístico da cidade de Olinda nos anos 70, ‘’Era uma Vez Diversiones’’ narra a primeira noite da novata Sharlene Essse, e futura primeira dama trans do teatro pernambucano, na casa de espetáculos mais carismática de um reino não tão distante. Seja bem vindo, e pegue sua pipoca, o espetáculo já vai começar!

Amor by Night
Queer-fi, 2022, 20'
Classificação indicativa: livre
Direção: Henrique Arruda
Sinopse: Vivendo sozinha em sua cápsula, Sharlene Amor Valente é a voz mais ouvida da galáxia, de meia noite às três da manhã. Prepare o seu coração, a sua memória, e liberte-se: está no ar, Amor By Night.

Ainda Não Lhe Fiz Uma Canção de Amor
Romance/Drama, 2015, 15'51''
Classificação indicativa: 12 anos
Direção: Henrique Arruda
Sinopse: Greg e Alessandro estão no quarto, se olhando. O sentimento de culpa e nostalgia daquele momento até pode marcar para sempre a vida dos dois, mas é apenas uma passagem para permitir que o amor caminhe livremente entre eles.

Os Últimos Românticos do Mundo
Queer-fi, 2020, 23'
Direção: Henrique Arruda
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: 2050. O mundo como conhecemos está prestes a ser extinto por uma nuvem rosa. Distantes do caos urbano, Pedro e Miguel só buscam a eternidade.

17h - Praia Formosa
Drama, 2024, 90'
Classificação indicativa: 12 anos
Direção: Julia de Simone
Sinopse:  Muanza, uma mulher natural do Reino do Congo, foi traficada para o Brasil em meados do século XIX. Ao despertar nos dias de hoje, Muanza se depara com um Rio de Janeiro de tempos espiralados, onde figuras do passado e do presente são parte da busca por suas origens no território da cidade. Nesse entrelaçamento de tempos, o filme testemunha a vida que emerge dos espaços da cidade, os gestos de resistência frente à desterritorialização forçada e os afetos que sustentam as relações de irmandade.

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