Elefante Encarnado celebra a cultura de Olinda
Documentário sobre o clube carnavalesco tem pré-estreia neste sábado (17), às 19h, no Mercado da Ribeira
16 de Janeiro de 2026
Fundado em 1952, Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda ganha registro audiovisual
Foto Tiago Calazans
A história do icônico Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda será contada no documentário “Elefante Encarnado”, com pré-estréia marcada para este sábado (17), às 19h, no Mercado da Ribeira, em Olinda. O evento é gratuito.
Considerado um símbolo de resistência cultural e paixão pelo carnaval, o Elefante de Olinda, fundado em 1952, é dono de um dos hinos mais emblemáticos do carnaval olindense.
Não foi difícil cair nas graças da diretora e produtora olindense Juliana Beltrão, cuja trajetória inclui colaborações em projetos aclamados como "Incompatível com a Vida" (pré-indicado ao Oscar 2024) e a produção de turnês de grandes nomes da música brasileira como Novos Baianos e Pepeu Gomes. No release divulgado à imprensa, Juliana conta que realizou um sonho pessoal e profissional ao dirigir seu primeiro documentário sobre as raízes de sua cidade natal.
O evento deste sábado busca, primeiramente, prestigiar a comunidade local e os apaixonados pelo Clube, que apoiaram as gravações em meio à folia.
O filme, realizado pela Maré Produtora, foi viabilizado por meio do Edital LPG (Lei Paulo Gustavo) do Estado de Pernambuco, com apoio da Secretaria de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Após a pré-estreia local, o doc. circulará por mostras e festivais de cinema, expandindo o alcance da história do clube e levando a cultura de Olinda para públicos mais amplos no Brasil e no mundo.
SERVIÇO:
Pré-estreia do documentário Elefante Encarnado
Quando: sábado (17)
Onde: Mercado da Ribeira (Rua de São Bento, 124, Varadouro, Olinda)
Horário: 19h