Audiovisual

Elefante Encarnado celebra a cultura de Olinda

Documentário sobre o clube carnavalesco tem pré-estreia neste sábado (17), às 19h, no Mercado da Ribeira


16 de Janeiro de 2026

Fundado em 1952, Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda ganha registro audiovisual

Fundado em 1952, Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda ganha registro audiovisual

Foto Tiago Calazans

A história do icônico  Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda será contada no documentário “Elefante Encarnado”, com pré-estréia marcada para este sábado (17), às 19h, no Mercado da Ribeira, em Olinda. O evento é gratuito.

Considerado um símbolo de resistência cultural e paixão pelo carnaval, o Elefante de Olinda, fundado em 1952, é dono de um dos hinos mais emblemáticos do carnaval olindense. 

Não foi difícil cair nas graças da diretora e produtora olindense Juliana Beltrão, cuja trajetória  inclui colaborações em projetos aclamados como "Incompatível com a Vida" (pré-indicado ao Oscar 2024) e a produção de turnês de grandes nomes da música brasileira como Novos Baianos e Pepeu Gomes. No release divulgado à imprensa, Juliana conta que realizou um sonho pessoal e profissional ao dirigir seu primeiro documentário sobre as raízes de sua cidade natal.

O evento deste sábado  busca, primeiramente, prestigiar a comunidade local e os apaixonados pelo Clube, que apoiaram as gravações em meio à folia.

O filme, realizado pela Maré Produtora, foi viabilizado por meio do Edital LPG (Lei Paulo Gustavo) do Estado de Pernambuco, com apoio da Secretaria de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Após a pré-estreia local, o doc. circulará por mostras e festivais de cinema, expandindo o alcance da história do clube e levando a cultura de Olinda para públicos mais amplos no Brasil e no mundo.

SERVIÇO:

 Pré-estreia do documentário Elefante Encarnado

Quando: sábado (17)

Onde: Mercado da Ribeira (Rua de São Bento, 124, Varadouro, Olinda)

Horário: 19h

veja também

Neco narra a história do mestre das jangadas

Documentário reforça luta contra estigmas nordestinos

Série celebra espaços independentes pernambucanos