2ª Mostra Cine Rua Infantil exibe curtas produzidos por crianças
Programação ao ar livre também terá atividades educativas gratuitas, das 16h às 19h30, no Pátio de São Pedro, neste sábado (25), e na Ilha de Santa Terezinha, na quinta-feira (30)
24 de Janeiro de 2025
Evento é focado em crianças em situação de rua e contará com oficinas e atividades artísticas
Foto Thays Medusa
Curtas-metragens de animação, com produção exclusiva das próprias crianças das comunidades recifenses estão incluídas na programação da 2ª Mostra Cine Rua Infantil, que terá ainda atividades educativas e ocorrerá ao ar livre, neste sábado (25) e na próxima quinta-feira (30). Os encontros acontecem das 16h às 19h30, gratuitamente, no Pátio de São Pedro e na Ilha Santa Terezinha, em Santo Amaro, onde serão exibidos, respectivamente, nas sessões A real vida real e Aqui onde tudo começa.
As sessões e demais atividades artísticas, educativas e pedagógicas contam com intérprete de libras e serão realizadas em áreas com acessibilidade. Mais de 15 filmes, todos com classificação indicativa livre, foram selecionados, entre obras pernambucanas e nacionais. A Mostra Cine Rua Infantil é aberta para todo o público, com o intuito de atingir, em sua maioria, as crianças em situação de rua. A mostra, assim como as oficinas e a curadoria para a exibição dos filmes, é feita de maneira coletiva a partir de temas como negritude, diversidade corporal e histórias pessoais, entre elas memórias de pessoas formadoras da arte, cultura e educação.
A mostra reúne uma equipe técnica formada em sua maioria por mulheres, mães, negras e indígenas. São elas: Maíra Cabral (coordenadora de produção e financeiro), Rayssa Rosa (auxiliar de produção), Mila Barros (arte-educadora), Naara (arte-educadora), Magda Alves (coordenação de comunicação), Thays Medusa (fotografia e videomaker), Anne Lírio (fotografia), Kalor Pacheco (curadoria dos filmes), Carícia Nomy (curadoria dos filmes), Selly Costa (curadoria dos filmes), Vânia Lima (coordenação logística de alimentação) e Priscilla Saboia (facilitação das oficinas). Caio Dornelas (coordenação de exibição técnica), Daniel Lima (assessoria de comunicação) e Alcântara Rodrigues (facilitação das oficinas) completam a composição.