28ª Mostra Tiradentes exibe 140 filmes brasileiros
Evento que abre o calendário 2025 de festivais audiovisuais no país acontece entre 24 de janeiro e 1º de fevereiro
20 de Janeiro de 2025
"Mar de Dentro", de Lia Letícia, é um dos filmes pernambucanos que integram a mostra
Foto Divulgação
Cento e quarenta filmes nacionais de 21 estados integram a programação da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, entre 24 de janeiro e 1º de fevereiro, abrindo o calendário audiovisual brasileiro com pré-estreias e sessões especiais em vários recortes. O evento gratuito contará com diversos representantes da cena cinematográfica pernambucana.
A Primavera, de Daniel Aragão e Sérgio Bivar, A Vida Secreta de Meus Três Homens, de Letícia Simões, Festa Infinita, de Ander Beça, Mar de Dentro, de Lia Leticia, Tijolo por tijolo, de Victoria Álvares, Quentin Delaroche, Esconde-Esconde, de Vitória Vasconcellos, O Faz-Tudo, de Fábio Leal.
A mostra abre com a pré-estreia de Girassol Vermelho, novo longa-metragem do diretor mineiro Éder Santos, extensão de um de seus trabalhos mais aclamados que se tornou uma ficção protagonizado por um elenco estrelado, formado por Daniel de Oliveira, Chico Diaz e Bárbara Paz.
Este ano a mostra homenageia a atriz Bruna Linzmeyer, que estará presente no evento, além de promover um recorte de títulos com a atriz para ser exibido ao longo do evento. Além da presença de Bruna Linzmeyer, a Mostra vai promover um recorte de títulos com a atriz para ser exibido ao longo do evento. Os filmes são: O Vento Frio que a Chuva Traz, Neville d'Almeida; Cidade; Campo (2024), Juliana Rojas; Baby (2024), Marcelo Caetano; Notícia Populares (episódio 6), Marcelo Caetano; Uma Paciência Selvagem me Trouxe até Aqui (2021), Eri Sarmet; Se Eu to Aqui é por Mistério (2024), Clari Ribeiro; Medusa (2021), Anita Rocha da Silveira; O Filme da Minha Vida (2017), Selton Mello; O Grande Circo Místico (2018), Cacá Diegues; e Alfazema (2019), Sabrina Fidalgo.
A curadoria teve coordenação geral de Francis Vogner dos Reis. Já a comissão de longas-metragens contou com as presenças de Juliano Gomes e Juliana Costa, além de Francis. A de curtas-metragens teve participações de Camila Vieira, Mariana Queen Nwabasili, Leonardo Amaral, Lorenna Rocha e Rubens Fabricio Anzolin.
O evento encerra com Suçuarana (MG), mais recente projeto da produtora mineira Anavilhana Filmes e primeira direção compartilhada de Clarissa Campolina e Sérgio Borges no formato de longa-metragem. Exibido nos festivais de Chicago, Rotterdam e Brasília, o filme apresenta Dora em uma aventura solitária a caminho da terra que teria pertencido a sua mãe e leva o nome do título: Suçuarana. Como uma Alice no país das maravilhas na estrada, no percurso em direção a sua Shangri-Lá, a protagonista encontra e desencontra personagens que auxiliam e confundem o trajeto em direção ao seu "retorno ao lar".
Diversos títulos da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes integrarão a programação online do evento, que conta com filmes exibidos apenas neste formato, na plataforma do evento mostratiradentes.com.br. Os títulos serão disponibilizados para visualização entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro, simultaneamente à realização da programação presencial da Mostra na cidade mineira.
Além disso, um recorte especial da Mostra estará disponível na plataforma IC Play, do dia 3 ao dia 16 de fevereiro: https://www.itauculturalplay.com.br/.