Artes Visuais

VOTOS: ver para crer

Livro de arte de Renato Valle e Bruno Albertim será lançado neste domingo (23), das 14h às 17h, no Museu do Estado de Pernambuco


19 de Novembro de 2025

Artista Renato Valle com sua obra

Artista Renato Valle com sua obra

Foto Diogo Dobbin – Todë / Divulgação

A fé religiosa, essa menina-loba em pele de cordeiro, é discutida à exaustão na obra do artista visual recifense Renato Valle. São marcantes em sua carreira as séries Diário de votos e ex-votos e Cristos anônimos. Não é de estranhar, portanto, que o artista, ao conceber um livro de arte, queira retornar e repensar esses trabalhos tão potentes. VOTOS será lançado no domingo (23), das 14h às 17h, no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe). A obra é assinada a quatro mãos pelo artista e pelo jornalista, curador e antropólogo Bruno Albertim. 

Explorada pela política, transformada em massa de manobra do povo, a fé popular, expressa nos ex-votos é a materialização dos milagres e das chagas cicatrizadas, porém, nunca apagadas de um Brasil que não distingue fé, política e violência. Renato nos mostra o quanto o sagrado é profano e cruel. A decepcionante descoberta se deu em romarias, museus e templos frequentados por Valle até o mesmo estágio de exaustão de quem cumpre uma penitência. Daí surgiram cinco mil desenhos de ex-votos. 

“Em Renato Valle, a fé assume uma incontornável superfície política. Porque não apenas metafísica. Mas observadora das fraturas do tecido social em que se faz. Suas crianças, aqui, evocam a necropolítica anunciada por Foucault ou Achille Mbembe como partes de um estado réprobo, gerador de mecanismos por vezes sutis em distinguir os que devem morrer dos que podem viver. Uma sociedade em demissão, politicamente, de seus projetos de fé”, observa Albertim.

Com 200 páginas coloridas, capa dura e tiragem de mil exemplares, o livro - que será distribuído gratuitamente no dia do lançamento - reúne quase cinco décadas de produção de Valle – desenhista, pintor, gravurista, escultor, fotógrafo e educador cuja trajetória se consolidou como uma das mais vigorosas da arte contemporânea de Pernambuco. A edição traz iconografia extensa, incluindo obras históricas e séries marcantes como Diários de votos e ex-votos, Diálogos, Cristos e Anticristos e MMA BABY. 

Além da versão impressa, VOTOS ganha também uma plataforma digital (www.votos.art), que hospeda o livro em formatos ebook, PDF e versão acessível. O conteúdo possui mais de 60 imagens audiodescritas, tipografia e imagens ampliáveis e compatibilidade com diversos aplicativos de acessibilidade – um projeto que amplia o alcance da obra para públicos com diferentes necessidades de leitura.

A proposta foi desenvolvida e transformada em projeto por Diogo Dobbin – Todë, editor e produtor, com incentivo do Funcultura (edital 2019–2020). 

SERVIÇO
Lançamento do livro VOTOS, de Renato Valle e Bruno Albertim
Onde: Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) - Avenida Rui Barbosa, 960, Graças
Quando: Domingo (23/11), das 14h às 17h

veja também

[Exposição] Renato Valle celebra trajetória

Renato Valle e a arte política sem miopia