Pernambuco recebe curso gratuito sobre mercado de arte
Promovido pela paulistana Galeria Tato em parceria com a caruaruense Galeria Boi, “Introdução ao Mercado de Arte” é voltado a colecionadores, arquitetos, investidores e interessados em arte contemporânea
02 de Setembro de 2025
Artista visual Carlos Melo é um dos nomes que vai ministrar as aulas
Foto Beto Figueirôa/Divulgação
Uma conexão entre Caruaru e São Paulo vai trazer a Pernambuco uma iniciativa de formação em arte inédita no estado. A galeria paulistana Tato e a caruaruense Boi se juntam para ofertar o curso “Introdução ao Mercado de Arte”, promovendo uma imersão no funcionamento do circuito de arte contemporânea, entre seus principais agentes, dinâmicas e oportunidades. A ação tem como objetivo proporcionar bases para os participantes iniciarem ou aprofundarem coleções de forma inteligente, com personalidade e arte como investimento.
O curso é gratuito e voltado para colecionadores, arquitetos, agentes culturais, profissionais do mercado criativo e interessados em arte contemporânea do Agreste de Pernambuco. O curso é realizado de forma remota em três encontros online, via Zoom, nos dias 8, 15 e 22 de setembro, das 20h às 21h30. No dia 18 de outubro, no fim de semana após a feira ArtPE, será realizado um encontro presencial na casa do curador, colecionador e arquiteto Lúcio Omena, no Alto do Moura, em Caruaru.
Nos encontros, os participantes vão mergulhar desde os conceitos mais básicos sobre arte contemporânea e os espaços que ela ocupa - galeria, museus, feiras, leilões, coleções -, passando também por seus principais agentes, os caminhos para a construção de uma coleção, networking e mercado. Os alunos receberão uma apostila exclusiva, com seleção de galerias, feiras e artistas, sugestões de leituras, filmes e perfis nas redes, além de uma sessão final dedicada a perguntas e respostas.
As aulas serão ministradas pelos fundadores das duas galerias, Tato DiLascio e Carlos Mélo. Na Galeria Tato, DiLascio vem desenvolvendo um trabalho há 15 anos que, além das atividades de exposição e comercialização, também se tornou referência em programas de formação de artistas, como a Casa Tato, uma imersão de sete meses com orientação de 30 profissionais do sistema de arte, incluindo curadores nacionais e internacionais, e o Clínica de Artistas, um acompanhamento de perto de um grupo de artistas com encontros e trocas com críticos e curadores, trazendo novas perspectivas de pesquisa e criação, além de abrir portas para espaços importantes como a Bienal de São Paulo.
Já Carlos Mélo é artista visual e curador, idealizador da primeira Bienal do Barro, marcada por projetos que aproximam arte, território e cultura brasileira. Participou de exposições em instituições como Mamam, Itaú Cultural e Bienal da Bahia. Premiado com o Marcantonio Vilaça, tem obras em acervos públicos e privados. Em 2021, funda a Boi Galeria como um anexo da Bienal do Barro, com a proposta de ativar o deslocamento da arte contemporânea do centro hegemônico para o interior do estado.
GALERIA TATO
A Galeria Tato caracteriza-se por trabalhar com a inclusão de artistas no sistema de arte. Sua dinâmica inclui comercialização de obras e programas para artistas. Pensando na formação, desenvolve programas como a Casa Tato, Clínica para Artistas, 6x6 e outros projetos a fim de promover a profissionalização e rede entre artistas engajados no sistema de arte. Conta também com consultorias personalizadas para artistas, colecionadores e galeristas. A Galeria Tato firmou-se graças a sua grande afinidade com as questões atuais da arte contemporânea, na sua vertente mais experimental, livre e aguçada.
BOI GALERIA
Idealizada pelo artista visual Carlos Mélo, a galeria nasce em 2021 na cidade de Caruaru, surgindo como um anexo da Bienal do Barro, com a proposta de ativar o deslocamento da arte contemporânea do centro hegemônico para o interior do estado. Desde então, vem realizando um trabalho que desafia o circuito tradicional, aproximando a arte contemporânea do público comum, ativando players do mercado como arquitetos e jovens colecionadores, além de realizar o acompanhamento de jovens artistas.
SERVIÇO
Curso - Introdução ao Mercado de Arte
Público: Colecionadores, arquitetos, investidores culturais, profissionais do mercado criativo e interessados em arte contemporânea do Agreste de Pernambuco
Encontros: 8, 15 e 22 de setembro, das 20h às 21h30 ao vivo on-line. Aula final presencial dia 18 de outubro, na Casa de Lúcio Omena (Alto do Moura, Caruaru)
Inscrições pelo link