Artes Visuais

Obras do artista Ubi Bava revelam universo ótico em livro

Publicação é lançada pelo recém criado Instituto Ubi Bava, de São Paulo e é referência histórica da arte conceitual brasileira

28 de Novembro de 2024

Espelhos e tinta explorados pelo artista revelam universo ótico

Espelhos e tinta explorados pelo artista revelam universo ótico

Foto Everton Ballardin

Primeira publicação monográfica sobre a obra e a trajetória do arquiteto, professor e artista plástico Ubi Bava (1915-1988) - conhecido pela série “Homenagem ao Espectador” (1973), em que utiliza espelhos e tinta acrílica - acaba de ser lançada pelo recém-criado Instituto Ubi Bava. Ubi Bava: Uma Homenagem discorre sobre a vida dedicada ao ensino acadêmico, o artista consolida o que há de mais conceitual na arte brasileira das décadas de 1950 a 1980.

Suas obras suscitam questionamentos de movimento, de perspectiva, de contemplação e de transformação do universo óptico. Construtivista, ele próprio chegou a se considerar uma espécie de concretista lírico, o que naturalmente o colocou à margem dos movimentos concretista e neoconcretista.

Ubi Bava foi professor por décadas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, posteriormente, a peça-chave na fundação da Faculdade de Arquitetura Santa Úrsula, na mesma cidade. Sua atuação no ensino contribuiu significativamente para a formação da arquitetura no Brasil.

Produzido pela Ayo Cultural, o livro, com 300 páginas e tiragem de 3.000 exemplares, se constitui numa referência histórica e uma homenagem tecida a partir de uma pesquisa minuciosa de Teodoro Bava, sobrinho-bisneto do artista e diretor do Instituto Ubi Bava.

A publicação monográfica tem organização de Taisa Palhares, e conta com ensaios de outros pesquisadores: Fernanda Lopes, a diretora do IAC, Marilúcia Bottallo, e a colaboração de Giancarlo Hannud na cronologia da vida do artista. A obra recebeu patrocínio do Bradesco Seguros, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

As imagens são de obras executadas ao longo de mais de quatro décadas, desde a fase figurativa nos anos de 1940, passando pela fase construtivista dos anos 50, a relação dos objetos óticos como elementos artísticos dos anos de 1960 e 70, até o retorno à pintura nos anos 1980. Tudo harmonicamente disposto em projeto gráfico assinado pela designer Luciana Facchini.

SERVIÇO:

Livro Ubi Bava: Uma Homenagem, de Teodoro Bava

Preço: R$ 120

Vendido pela Livraria Martins Fontes

Publicidade

Banner Prêmio Cepe

veja também

Fefa Lins expõe “Um Plano de Corte”

Garrido Galeria inaugura exposição coletiva

Exposição celebra 80 anos de José de Moura