Obras do artista Ubi Bava revelam universo ótico em livro
Publicação é lançada pelo recém criado Instituto Ubi Bava, de São Paulo e é referência histórica da arte conceitual brasileira
28 de Novembro de 2024
Espelhos e tinta explorados pelo artista revelam universo ótico
Foto Everton Ballardin
Primeira publicação monográfica sobre a obra e a trajetória do arquiteto, professor e artista plástico Ubi Bava (1915-1988) - conhecido pela série “Homenagem ao Espectador” (1973), em que utiliza espelhos e tinta acrílica - acaba de ser lançada pelo recém-criado Instituto Ubi Bava. Ubi Bava: Uma Homenagem discorre sobre a vida dedicada ao ensino acadêmico, o artista consolida o que há de mais conceitual na arte brasileira das décadas de 1950 a 1980.
Suas obras suscitam questionamentos de movimento, de perspectiva, de contemplação e de transformação do universo óptico. Construtivista, ele próprio chegou a se considerar uma espécie de concretista lírico, o que naturalmente o colocou à margem dos movimentos concretista e neoconcretista.
Ubi Bava foi professor por décadas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, posteriormente, a peça-chave na fundação da Faculdade de Arquitetura Santa Úrsula, na mesma cidade. Sua atuação no ensino contribuiu significativamente para a formação da arquitetura no Brasil.
Produzido pela Ayo Cultural, o livro, com 300 páginas e tiragem de 3.000 exemplares, se constitui numa referência histórica e uma homenagem tecida a partir de uma pesquisa minuciosa de Teodoro Bava, sobrinho-bisneto do artista e diretor do Instituto Ubi Bava.
A publicação monográfica tem organização de Taisa Palhares, e conta com ensaios de outros pesquisadores: Fernanda Lopes, a diretora do IAC, Marilúcia Bottallo, e a colaboração de Giancarlo Hannud na cronologia da vida do artista. A obra recebeu patrocínio do Bradesco Seguros, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
As imagens são de obras executadas ao longo de mais de quatro décadas, desde a fase figurativa nos anos de 1940, passando pela fase construtivista dos anos 50, a relação dos objetos óticos como elementos artísticos dos anos de 1960 e 70, até o retorno à pintura nos anos 1980. Tudo harmonicamente disposto em projeto gráfico assinado pela designer Luciana Facchini.
SERVIÇO:
Livro Ubi Bava: Uma Homenagem, de Teodoro Bava
Preço: R$ 120
Vendido pela Livraria Martins Fontes