Artes Visuais

Exposição celebra 80 anos de José de Moura

Mostra está em cartaz no Museu do Estado de Pernambuco, de 28 de novembro a 31 de dezembro

12 de Dezembro de 2024

Obras do artista revelam pinceladas precisas e cores intensas

Obras do artista revelam pinceladas precisas e cores intensas

Foto Divulgação

Contemporâneo de João Câmara, Marisa Lacerda, Roberto Lúcio, Dellano, José Carlos Viana e tantos outros, o recifense José de Moura recebe homenagem pelos seus 80 anos com exposição no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), de 28 de novembro a 31 de dezembro. Egresso da Escola de Belas Artes, o artista aprofundou seu conhecimento na técnica do desenho. A inspiração em Pablo Picasso não o impediu de desenvolver um estilo próprio, de pinceladas precisas e cores intensas, sem comprometer sua sensibilidade e sutileza. Suas obras são reconhecidas por temas lúdicos.

Nascido em 21 de agosto de 1944, José Alves de Moura Filho formou-se em Desenho Arquitetônico e Decoração na Escola Técnica Federal de Pernambuco (1962-1965) e continuou sua formação na Escola de Artes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde estudou pintura e escultura e obteve licenciamento em desenho (1967-1969). Em 1982, realizou uma viagem de estudos à Europa que influenciou profundamente sua arte. Foi também diretor-presidente da Oficina Guaianases de Gravura, em 1981, onde contribuiu para o desenvolvimento da gravura em Pernambuco.

Weydson Barros Leal, amigo e entusiasta da obra de Moura, descreve a arte do pintor como "um romance que vive, um poema que grita – é gesto". Segundo ele, "na tela, há uma realidade virtual que se descobre – uma visão sagrada e a missão do artista em fazê-la viva. Pintar é escrever com a luz". No catálogo da exposição, encontram-se depoimentos inspiradores de amigos e admiradores que celebram a magia e a profundidade do trabalho de J. Moura.

SERVIÇO
Exposição do artista plástico José de Moura
Onde: Museu do  Estado de Pernambuco - Mepe ( Av. Rui Barbosa, 960 - Graças)
Quando: De 28 de novembro a 31 de dezembro. De terça a sexta,  das 9h às 17h; sábado e domingo, das 14h às 17h

Publicidade

Banner Prêmio Cepe

veja também

Fefa Lins expõe “Um Plano de Corte”

Garrido Galeria inaugura exposição coletiva

Irma Brown expõe instalação "Abre caminho"