Artes Cênicas

Foco nos palcos da dança

De 14 de setembro a 5 de outubro, o Festival Internacional Cena CumpliCidades comemora longevidade com homenagem às mulheres na arte e atrações internacionais, em cinco teatros recifenses

11 de Setembro de 2024

Espetáculo argentino 'Bilis Negra' é um dos destaques da extensa programação do festival

Espetáculo argentino 'Bilis Negra' é um dos destaques da extensa programação do festival

Foto Daniela Escobar/Divulgação

Vinte e nove espetáculos do Recife, de outras cidades brasileiras e do mundo compõem a programação do Festival Internacional Cena CumpliCidades, que comemora 17 anos de vida voltados às artes da cena. Com foco na celebração da mulher na arte, na experimentação da linguagem e na formação de plateia e de novos talentos, o evento também terá batalha de hip hop e mostra de dança destinada a abrir caminhos para iniciantes. O evento começa neste sábado (14) e segue até 5 de outubro, em cinco teatros recifenses: Santa Isabel, Parque, Hermilo, Apolo e Luiz Mendonça.

Das 29 obras que serão apresentadas, 23 são dirigidas, criadas, produzidas ou interpretadas por mulheres. Reunindo, em sua maior parte, espetáculos inéditos no Recife, a programação mistura sotaques e estéticas de cinco países: Suíça, Canadá, França e Argentina, além do Brasil, que, em suas dimensões e produções continentais, subirá aos palcos do festival representado por artistas de Alagoas, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Deste estado, oito cidades estarão presentes: Vertentes, Caruaru, Gravatá, Altinho, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Recife.

Dentre os destaques do Cena 2024, está o espetáculo Bílis Negra, criado em conjunto pelos bailarinos dos argentinos Teatro Colón e Teatro San Martín. Em cena o elenco do Ballet Contemporâneo do Teatro San Martín, uma das maiores companhias de dança contemporânea da atualidade, com 45 anos de história. Outra grande atração é a Cia. Municipal de Dança de João Pessoa, que teve um de seus integrantes, o jovem Gabriel Morais, premiado, em julho, como Melhor Bailarino da 41ª edição do Festival de Dança de Joinville, o mais importante do gênero no país.

Além de espetáculos, o festival oferece cursos, workshops e residência artística, alguns gratuitos e outros pagos, com focos como balé clássico, waacking dance e breaking. As inscrições devem ser feitas na plataforma https://dancadigital.com/cena2024.

SERVIÇO
17º Festival Internacional Cena CumpliCidades
Onde: Teatros de  Santa Isabel, Parque, Hermilo, Apolo e Luiz Mendonça
Quando: De 14 de setembro a 5 de outubro de 2024
Quanto: Há opções gratuitas e pagas, com ingressos a R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira), que podem ser adquiridos no site www.cenacumplicidades.com

veja também

Fomento e apoio à produção artística

Caruaru e Recife recebem FETEAG

Tebas Land e os abismos da autoficção