Estrelado por Vera Holtz, "Ficções" volta ao Recife
Após percorrer o país, espetáculo baseado no best-seller "Sapiens", de Yuval Harari, retorna ao Teatro do Parque, nos dias 28, 29 e 30 de março
26 de Março de 2025
Foto Flávia Canavarro/Divulgação
Com 22 indicações e vencedor dos prêmios Shell (melhor atriz para Vera Holtz) e APTR (melhor atriz para Vera Holtz e melhor música para Federico Puppi), Ficções volta ao Teatro do Parque, no Recife, de 28 a 30 de março, para alcançar a marca de 350 sessões com 40 cidades percorridas e mais de 130 mil espectadores, em dois anos e meio de sucesso. Idealizado pelo produtor Felipe Heráclito Lima e escrito e encenado por Rodrigo Portella, Ficções tem como ponto de partida Sapiens – uma breve história da humanidade, do professor e filósofo Yuval Noah Harari, livro que vendeu mais de 23 milhões de cópias em todo o mundo.
O espetáculo conduz o público por uma bem-humorada viagem sobre a trajetória do Homo Sapiens. Vera Holtz se desdobra em personagens da obra literária e em outras criadas por Rodrigo, canta, improvisa, “conversa” com Harari, brinca, instiga a plateia e interage com o multi-instrumentista italiano Federico Puppi – autor e performer da premiada trilha sonora original, com quem divide o palco. Juntos, eles envolvem o público em uma profunda reflexão sobre as ficções que moldam nossa realidade e a evolução da espécie humana, levando o público a rir e se emocionar. "Ficções se apresenta como uma obra de caráter científico-filosófico, oferecendo uma reflexão sobre o Homo sapiens", afirmou Vera Holtz, em entrevista à Continente, em agosto de 2024, quando veio com a peça ao Recife.
Instigado pelas questões trazidas pelo livro e pela inevitável analogia com as artes cênicas – por sua capacidade de criar mundos e narrativas – o encenador Rodrigo Portella criou um jogo teatral em que a todo momento o espectador é lembrado sobre a ficção ali encenada: “Um dos principais objetivos é explorar o sentido de ficção em diversas direções, conectando as realidades criadas pela humanidade com o próprio acontecimento teatral”, resume Rodrigo Portella.
SERVIÇO
Onde: Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81, Boa Vista, Recife)
Quando: De 28, 29 e 30 de março. Sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 18h
Quanto: De R$ 25,00 até R$ 160,00
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 80min