Arquitetura

Hotel Central do Recife passará por reforma

Projeto visa restaurar coberta principal do edifício e preservar sua arquitetura e história, com oficina gratuita de preservação patrimonial como contrapartida social

21 de Novembro de 2024

Hotel Central do Recife já hospedou Carmem Miranda, Luiz Gonzaga e Getúlio Vargas

Hotel Central do Recife já hospedou Carmem Miranda, Luiz Gonzaga e Getúlio Vargas

Foto Benedito Araújo/Divulgação

Getúlio Vargas, João Dantas, Carmem Miranda, Luz Del Fuego, Luiz Gonzaga e os passageiros e tripulantes do Zeppelin, em 1930, quando o dirigível alemão aportou na capital pernambucana são alguns dos hóspedes ilustres que o Hotel Central já abrigou. Perto de seu centenário, o Hotel Central, o mais antigo em funcionamento do Recife e um ícone da arquitetura histórica da cidade, está prestes a passar por uma requalificação em sua cobertura, marquise de apoio e casa de máquinas do elevador. Situado no coração do Bairro da Boa Vista, na Avenida Manoel Borba, 209, o prédio será submetido a uma série de intervenções que buscam estancar o desgaste de sua estrutura e recuperar características originais que remontam aos anos 1920, década de sua construção. 

Atualmente, o hotel vem agregando artistas, fortalecendo a cultura e o turismo sob a batuta da proprietária Rosa Maria onde também dirige o restaurante Tempero da Rosa no local que é Imóvel Especial de Preservação (IEP) tombado pela Fundarpe em dezembro de 2018. A execução da requalificação terá financiamento público e privado, com previsão para início no primeiro semestre de 2025. A obra deve durar entre três e quatro meses. 

Como contrapartida social do projeto, será realizada a Oficina de Preservação Patrimonial Cultural, voltada ao treinamento e à sensibilização de técnicos, estudantes e moradores da região sobre práticas de preservação de bens culturais. Essa ação, que faz parte das exigências para aprovação do projeto cultural, promoverá aulas aos sábados de novembro e dezembro, abordando a preservação material e imaterial do patrimônio cultural. A oficina será gratuita e possui vagas limitadas, com inscrições abertas para a comunidade e profissionais da área.

SERVIÇO
Oficina de Preservação Patrimonial Cultural: Material e Imaterial
Onde: Hotel Central do Recife (Av. Manoel Borba, 209, Boa Vista)
Quando: sábados — 23 e 30 de novembro; 7, 14 e 21 de dezembro de 2024 (20 horas-aula)
Quanto: Inscrições gratuitas limitadas a 25 vagas
Contato: (81) 9.9872-1978 (horário comercial)
E-mail para informações e inscrições: oficinapreservacaopatrimonial@gmail.com