Agenda

Vassourinhas do Recife puxa o 1º Arrastão do Frevo de 2025

Projeto do Paço do Frevo dá largada no primeiro domingo do ano com hino de 135 anos

02 de Janeiro de 2025

Encontro tem concentração às 15h30, em frente ao museu, e cortejo pelas ruas do Bairro do Recife

Encontro tem concentração às 15h30, em frente ao museu, e cortejo pelas ruas do Bairro do Recife

Foto Hugo Muniz

Neste domingo, 5 de janeiro, acontece o 1º Arrastão do Frevo de 2025, no Paço do Frevo, com o Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas do Recife, dono do hino mais amado de todos os carnavais e na véspera de seu aniversário de 135 anos. O encontro tem concentração às 15h30, em frente ao museu, e o cortejo segue pelas ruas do Bairro do Recife a partir das 16h, com acesso gratuito.

O desfile será puxado pela Independente Frevo Orquestra, que trará clássicos do ritmo encabeçados pela "Marcha Nº 1", composição de Joana Batista Ramos e Mathias da Rocha. Passistas da Cia de Frevo do Recife convidam o público a entrar na folia na estreia do Vassourinhas no Arrastão do Paço, agremiação que, há muitas décadas, é celebrada como uma lenda do Carnaval do Brasil.

Como em 1951, quando, heroicamente, levou o Frevo de navio ao Rio de Janeiro e fez a capital federal da época se render à alegria contagiante do ritmo. E com direito à parada na Bahia que influenciou a criação do trio de Dodô e Osmar com seu Frevo eletrificado. Esse fato marcante, aliás, pode ser conferido dentro do museu, antes do início do Arrastão, em visita à exposição "Mancha de Dendê Não Sai - Moraes Moreira", sucesso em cartaz desde setembro passado.

SOBRE O VASSOURINHAS - Texto do jornalista e pesquisador José Teles aponta várias versões para o nascimento do clube. "Mas a que se considera a mais próxima da verdade, pela riqueza em detalhes, é a de Nô Pavão, que foi presidente do Vassourinhas na 1ª década do século 20. A maneira como surgiu o Vassourinhas, afirma ele, foi que Andrade, alfaiate e outros, quando terminavam o trabalho, ao meio-dia, iam fazer a farra na Adega Portuguesa, esquina do Beco do Sarapatel com o Pátio do Carmo. Aos domingos, muitos compareciam para farrear na casa de Andrade, e em uma dessas farras, apareceu a ideia de formar um clube. Na discussão sobre seu nome veio o de Vassourão. E houve protestos, não servia. Prosseguiram na busca do nome ideal, tendo então aparecido outros nomes, logo rejeitados, mas alguém pegou numa vassoura e propôs o nome de Vassoura, que soou mal, sem dúvida, quando em seguida uma pessoa disse Vassourinhas, que agradou e foi aprovado."

Sobre o hino, Teles relata que teria sido composto em 1909, por Mathias da Rocha e Joana Batista Ramos. "A composição foi comprada, com registro em cartório, documento assinado, sabe-se lá como, pelos autores e diretores do Clube Vassourinhas, que se tornou, pois, dono do mais popular de todos os frevos."

SERVIÇO:

1ºArrastão do Frevo
Quando: domingo (5)
Onde: Paço do Frevo (Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife)
Horário: 15h30
Acesso gratuito

Publicidade

Banner Prêmio Cepe

veja também

Recife celebra Queima da Lapinha

Exposição imersiva sobre Ariano Suassuna no RioMar

Maracatu Estrela Brilhante se apresenta no Paço do Frevo