Agenda

Tomé apresenta Bagagem no Desmantelo Azul

Show acontece no sábado (9), às 19h, com interpretações e canções feitas pelo artista, como o samba ainda inédito "Querendo Voltar a Sorrir"

08 de Agosto de 2025

Foto Meyriane de Mira/Divulgação

O cantor e multi-instrumentista carioca Tomé reúne composições autorais, em parceria e poemas que costuram sua história no seu novo show Bagagemque será apresentado no sábado (9), às 19h, no Desmantelo Azul, no Sìtio Histórico de Olinda. Um dos destaques do repertório é o samba autoral Querendo Voltar a Sorrir, que terá seu pré-lançamento. A noite conta ainda set do DJ Caio Lavor, e a entrada colaborativa - pague o quanto quiser ou puder.

Com sua Bagagem, Tomé leva ao palco, aos 26 anos, as vivências acumuladas desde que saiu do Rio de Janeiro (RJ), aos 17, e começou sua história como artista andarilho passando por várias cidades do Brasil. Em 2023, lançou seu primeiro EP autoral, Mils de Mim, que pode ser ouvido pelo Spotify. O músico também integra a banda Julião e o Forró do Suco Elétrico como vocalista e banjista. O grupo, que aposta na fusão do forró com o rock psicodélico nordestino dos anos 1970, “forróck”, lançou em junho seu primeiro EP homônimo, que inclui a faixa Para Cantar Forró, de autoria de Tomé.

Com produção musical assinada por ele e pelo músico carioca Rafael Chaves, no estúdio carioca Nova Órbita, o novo single Querendo Voltar a Sorrir tem a cadência do batuque tradicional, com arranjos em camadas das cordas do banjo, e vozes em coro que evocam a atmosfera única das rodas de samba carioca.

O processo criativo da composição começa durante um passeio do artista pelos bairros Vila Isabel e Mangueira, cenário que inspirou nomes como Noel Rosa e Cartola. O enredo finaliza numa roda de samba feita por músicos amigos do Terreiro de Bamba, quando a música veio por completo em meio ao transe coletivo. “Eu lembro que estava muito emocionado com a energia transcendental da batucada, todo mundo cantando junto na mesma voz.. Uma sensação ancestral, forte, visceral.  E também tenho a lembrança de dizer para mim: 'eu quero fazer isso, quero ser sambista'. Daí veio o sentido do refrão e ali mesmo terminei a música. Foi como se o samba me puxasse pela mão”, relembra Tomé.

DESMANTELO AZUL - Localizado na Cidade Alta de Olinda, na Rua do Bonfim, nº 147, o espaço tem sido ponto de encontro da música e poesia pernambucana. Criado por Yvonne Carvalho e João Innecco, o local recebeu artistas como Isabela Moraes, Pedro Renovato, Miguel Marinho, Bia Marinho, Greg Marinho, Luna Vitrolira, Tonfil, Forró do Mói de Coentro, Drão e Do Jarro, Callu, Galego da Flauta e os DJs Caio Lavor, Zalma, Gabriel Melo e Furmiga Dub.

SERVIÇO
Tomé – show Bagagem e pré-lançamento de Querendo Voltar a Sorrir
Onde: Desmantelo Azul (Rua do Bonfim, 147, Carmo, Olinda-PE)
Quando: Sábado (9/8), às 19h
Quanto: Entrada colaborativa (pague o quanto quiser)
Mais informações: @desmanteloazul | @tomezarte

veja também

Espetáculo do Amapá na Ocupação Espaço O Poste

“Vórtices Errantes” une poesia e experimentações sonoras no Mamam

DanzÁfrica Mandén celebra tradição Malinke