Tomé apresenta Bagagem no Desmantelo Azul
Show acontece no sábado (9), às 19h, com interpretações e canções feitas pelo artista, como o samba ainda inédito "Querendo Voltar a Sorrir"
08 de Agosto de 2025
Foto Meyriane de Mira/Divulgação
O cantor e multi-instrumentista carioca Tomé reúne composições autorais, em parceria e poemas que costuram sua história no seu novo show Bagagem, que será apresentado no sábado (9), às 19h, no Desmantelo Azul, no Sìtio Histórico de Olinda. Um dos destaques do repertório é o samba autoral Querendo Voltar a Sorrir, que terá seu pré-lançamento. A noite conta ainda set do DJ Caio Lavor, e a entrada colaborativa - pague o quanto quiser ou puder.
Com sua Bagagem, Tomé leva ao palco, aos 26 anos, as vivências acumuladas desde que saiu do Rio de Janeiro (RJ), aos 17, e começou sua história como artista andarilho passando por várias cidades do Brasil. Em 2023, lançou seu primeiro EP autoral, Mils de Mim, que pode ser ouvido pelo Spotify. O músico também integra a banda Julião e o Forró do Suco Elétrico como vocalista e banjista. O grupo, que aposta na fusão do forró com o rock psicodélico nordestino dos anos 1970, “forróck”, lançou em junho seu primeiro EP homônimo, que inclui a faixa Para Cantar Forró, de autoria de Tomé.
Com produção musical assinada por ele e pelo músico carioca Rafael Chaves, no estúdio carioca Nova Órbita, o novo single Querendo Voltar a Sorrir tem a cadência do batuque tradicional, com arranjos em camadas das cordas do banjo, e vozes em coro que evocam a atmosfera única das rodas de samba carioca.
O processo criativo da composição começa durante um passeio do artista pelos bairros Vila Isabel e Mangueira, cenário que inspirou nomes como Noel Rosa e Cartola. O enredo finaliza numa roda de samba feita por músicos amigos do Terreiro de Bamba, quando a música veio por completo em meio ao transe coletivo. “Eu lembro que estava muito emocionado com a energia transcendental da batucada, todo mundo cantando junto na mesma voz.. Uma sensação ancestral, forte, visceral. E também tenho a lembrança de dizer para mim: 'eu quero fazer isso, quero ser sambista'. Daí veio o sentido do refrão e ali mesmo terminei a música. Foi como se o samba me puxasse pela mão”, relembra Tomé.
DESMANTELO AZUL - Localizado na Cidade Alta de Olinda, na Rua do Bonfim, nº 147, o espaço tem sido ponto de encontro da música e poesia pernambucana. Criado por Yvonne Carvalho e João Innecco, o local recebeu artistas como Isabela Moraes, Pedro Renovato, Miguel Marinho, Bia Marinho, Greg Marinho, Luna Vitrolira, Tonfil, Forró do Mói de Coentro, Drão e Do Jarro, Callu, Galego da Flauta e os DJs Caio Lavor, Zalma, Gabriel Melo e Furmiga Dub.
SERVIÇO
Tomé – show Bagagem e pré-lançamento de Querendo Voltar a Sorrir
Onde: Desmantelo Azul (Rua do Bonfim, 147, Carmo, Olinda-PE)
Quando: Sábado (9/8), às 19h
Quanto: Entrada colaborativa (pague o quanto quiser)
Mais informações: @desmanteloazul | @tomezarte