Agenda

Série celebra espaços independentes pernambucanos

Iniciativa documental, “Cultura Colaborativa PE” mapeou mais de 120 locais em todas as regiões do estado e os episódios serão lançados de 26 de novembro a 18 de dezembro

19 de Novembro de 2025

Nilton Pereira e Roger de Renor, do Som da Rural, participaram do lançamento da série documental

Nilton Pereira e Roger de Renor, do Som da Rural, participaram do lançamento da série documental

Foto Luara Olívia/Divulgação

A partir do interesse em mapear, conhecer e divulgar espaços alternativos nasceu o projeto Cultura Colaborativa PE, que resultou em uma série documental e em uma publicação com informações e proposições para os mantenedores desses equipamentos e para as gestões públicas, a fim de auxiliar na criação e implementação de políticas públicas. O lançamento da série aconteceu no dia 26 de novembro, às 20h, no Bar Super 8, com a exibição de dois episódios e uma conversa com os idealizadores e participantes do projeto. 

A partir de uma pesquisa no campo do Design, que busca soluções para problemas enfrentados pelos agentes do campo cultural, o Cultura Colaborativa PE começou a ser desenhado através de uma chamada pública que abrangeu todas as regiões do estado. O entendimento de casas colaborativas, para este trabalho, baseia-se em “comunidades de pessoas que se articulam em torno de um espaço físico, as quais se juntam para experimentar modos de vida mais distribuídos e abundantes do que centralizados e escassos”. Nessa perspectiva, a noção de comunidade é basilar.

A equipe mapeou mais de 120 locais independentes de cultura no estado, a partir dos quais foram selecionados representantes de diferentes áreas para a gravação da série documental, destacando a pluralidade das iniciativas, as particularidades de cada uma delas, de suas relações com os territórios onde atuam e também as questões comuns a todas.

Ao todo, foram produzidos oito episódios em torno de espaços que trabalham a partir de diferentes linguagens culturais, como música, teatro, artes visuais, design, literatura, gastronomia, entre outros. São eles: Casa Cores, em Petrolina; Memorial Sertanejo, em Santa Cruz; Instituto Lourival Batista, em São José do Egito; Riso da Terra, em Arcoverde; Reduto Coletivo, em Surubim; Ateliê Valcira Santiago, em Goiana; Daruê Malungo, no Recife, e Som na Rural, uma iniciativa itinerante que leva arte e cultura para diferentes cidades de Pernambuco e do Brasil.

“Este é um projeto de pesquisa cultural na linguagem de Design, que busca não só contar as histórias dos espaços e que tipos de impactos promovem nos territórios, mas também as dificuldades de fazer cultura nesses locais, que tipos de políticas públicas precisam ser pensadas. É um trabalho que buscou dialogar diretamente com esses agentes e fazedores de cultura, celebrando suas iniciativas e inserindo elas em um contexto mais amplo da cultura pernambucana”, explica Arthur Braga, que dirige a série com Luara Olívia.

A trilha sonora do projeto é composta exclusivamente por artistas de Pernambuco, privilegiando a produção das regiões representadas. Mais informações sobre os vídeos e sobre o projeto serão divulgadas também no Instagram da Ceça (@ceca.cc). 

PUBLICAÇÃO - Além da série documental, o Cultura Colaborativa PE também irá lançar um documento gratuito sobre os espaços culturais independentes de Pernambuco. A partir dos estudos conduzidos pela equipe, esse documento busca apontar diretrizes, a partir do design e da interdisciplinaridade, para pensar estrategicamente como políticas e ações podem ser pensadas para esses diferentes tipos de lugares.

O Cultura Colaborativa PE é uma realização da CEÇA - CoLaboratório e conta com incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.

SERVIÇO
Lançamento da série documental “Cultura Colaborativa PE”
Local: Bar Super 8 – Rua Mamede Simões, 144, Santo Amaro
Data: 26 de novembro, às 20h
Quanto: Acesso gratuito
Informações: @ceca.cc (Instagram)

A série será disponibilizada gratuitamente no YouTube, no canal da CEÇA - CoLaboratório. Os próximos episódios seguirão a seguinte ordem:

02/12 - Episódio 3: Instituto Lourival Batista: Poesia que Brota no Sertão do Pajeú
04/12 - Episódio 4: Ateliê Valcira Santiago: Afeto e Resistência em Goiana
09/12 - Episódio 5: Reduto Coletivo: Cultura em Cena no Agreste
11/12 - Episódio 6: Riso da Terra: Cultura que Floresce na Porta do Sertão
16/12 - Episódio 7: Daruê Malungo: Educação e Memória em Chão de Estrelas
18/12 - Episódio 8: Casa Cores: Acolhimento e Orgulho no Sertão do São Francisco

FICHA TÉCNICA DA SÉRIE “CULTURA COLABORATIVA PE”
Realização: CEÇA CoLaboratório
Direção e Fotografia: Arthur Braga e Luara Olívia
Pesquisa e Produção: Arthur Braga
Produção Executiva: Cecília Pessôa
Edição: Felipe Lafé
Assistência de Edição:  Ana Laura e Gabriel Justo
Montagem: Felipe Lafé e Luara Olívia
Entrevistas: Arthur Braga, Luara Olívia e Sara Régia
Assistência de Produção: Sara Régia 
Ilustrações e Identidade Visual: Java Araújo
Som: Vitor Maia
Motion: Xico Pessoa
Libras: Jacks Interpretações

Banner Black Friday CEPE 2025

veja também

Marlan Cotrim faz sua primeira individual no Recife

Festig celebra seus 15 anos

Cacau Arcoverde faz show de lançamento do primeiro disco