Palco Giratório inicia sua temporada 2025
27ª edição do projeto realizado pelo Sesc começa nesta sexta-feira (25), em homenagem ao circo, e circulará por 96 cidades com 16 grupos artísticos de todo o Brasil
25 de Abril de 2025
"Circo Science - do mangue ao picadeiro", espetáculo em homenagem a Chico Science
Foto Maker Mídia/Divugação
O Recife será o ponto de partida do maior projeto de itinerância das artes cênicas do país. Realizada pelo Sesc, a 27ª edição do Palco Giratório começa nesta sexta-feira (25) com espetáculos, oficinas e ações recreativas e de bem-estar. A programação é gratuita e tem início a partir das 15h, no Parque Urbano da Macaxeira, Zona Norte do Recife.
O tema desta edição homenageia o circo e o trajetória de Fátima Pontes, artista circense e coordenadora da Escola Pernambucana de Circo (EPC), que há 29 anos acolhe jovens das periferias recifenses por meio da arte. Além de homenageada, a EPC circulará pelo país representando Pernambuco com a Trupe Circus, primeira companhia profissional formada por alunos egressos da Escola, que apresenta o espetáculo Circo Science - do mangue ao picadeiro, fazendo uma colagem entre números circenses, elementos do movimento manguebeat e referências contemporâneas.
Este ano, 16 grupos de 15 estados participarão do circuito, que chegará a 96 cidades de todo o país até dezembro, levando à plateia teatro, circo, dança, performance e teatro para as infâncias. Entre as próximas cidades que receberão atividades do Palco Giratório, estão Garanhuns e Arcoverde, em Pernambuco, seguidas de Belém (PA), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).
A programação completa na Região Metropolitana do Recife está disponível no site do evento e vai de 24 a 27 de abril, com espetáculos, oficinas, rodas de conversa e até roda de samba, circulando por unidades do Sesc Pernambuco e outros pontos culturais da região. Na sexta-feira (25), no Parque da Macaxeira, a agenda será inteiramente gratuita, mas, no restante da programação, as entradas terão ingresso social, com doação a partir de R$ 8,00, através da plataforma Even3, ou 1kg de alimento não-perecível nas compras feitas nas bilheterias - os valores e alimentos doados serão destinados ao Sesc Mesa Brasil, iniciativa de combate à fome que beneficia mais de três milhões de pessoas em todo o país.
INCLUSÃO SOCIAL
Também faz parte da programação de lançamento do circuito a inauguração oficial da nova estrutura da Escola Sesc de Circo Social, localizada no Sesc Ler São Lourenço da Mata. A escola atende crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, com aulas de circo gratuitas. A solenidade de inauguração será no sábado (26), às 19h, seguida do espetáculo “Kombinando com Cerrado”, do grupo Du Cafundó (MT).
HISTÓRICO
Lançado em 1998, o Palco Giratório já contou com a participação de 412 grupos artísticos de todas as regiões brasileiras, oferecendo cerca de 10 mil apresentações a um público estimado em mais de 5 milhões de espectadores. É reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas, que intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros. Mais informações em www.sesc.com.br/palcogiratorio
PROGRAMAÇÃO
Dia 24/4
Teatro Capiba – Sesc Casa Amarela
14h às 18h – Oficina “Palhaçaria – jogos de dupla e trio” com Las Cabaças (PA)
Dia 25/4
Parque Urbano da Macaxeira:
15h às 18h – Ações de saúde, lazer e bem-estar para a comunidade
16h - Oficina "Movimento e riso: acrobacias e comicidade física em cena" com Du Cafundó (Rondonópolis/MT) com exploração de acrobacias e comicidade física, para desenvolvimento de habilidades corporais, expressividade e improvisação.
18h - Espetáculo de Pirofagia ”Não se molda fogo”
19h - Solenidade de lançamento do Palco Giratório 2025
19h30 - "Circo Science - do mangue ao picadeiro" (PE), com Trupe Circus (Recife/PE)
20h30 – Encerramento com o Bloco do Miolo Mole.
Dia 26/4
10h - Pensamento Giratório com Fátima Pontes e Escola Pernambucana de Circo (Recife/PE)
A importância do circo social para as artes circenses no Brasil ao longo dos últimos 20 anos
Local: Escola Pernambucana de Circo
10h - Oficina de Teatro para Pais e Filhos com Las Cabaças (Santarém/PA) - Vivência em família de jogos teatrais e corporais.
Local: Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro)
12h - Sambão no Sesc, com Grupo Samba que eu gosto (Recife/PE)
Local: Restaurante do Sesc Santa Rita
15h - Espetáculo "Biblioteca de dança", (BA) com Dimenti Produções Culturais (Salvador/BA)
Artistas transformam seus corpos em “livros vivos” para compartilhar memórias ligadas a danças.
Local: Biblioteca Manoel Francisco Meirelles (Sesc Santa Rita)
15h - Oficina "Brincando Áfricas e Brasis", com Grupo Baquetá (Curitiba/PR) - Jogos musicais e corporais tradicionais de diferentes países do continente africano.
Local: Teatro Capiba (Sesc Casa Amarela)
19h - Inauguração Oficial do Circo da Escola Sesc Pernambuco de Circo Social
Local: Sesc São Lourenço da Mata
19h30 - Espetáculo"Kombinando com cerrado" (MT), com Du Cafundó (MT) - Após o fechamento do circo, dois palhaços embarcam em uma jornada em busca de novas experiências que permitam manter viva sua paixão pela arte
Local: Sesc São Lourenço da Mata
Dia 27/4
10h - Espetáculo "Itan e tal" (PR), com Grupo Baquetá (Curitiba/PA) Musical sobre Nati, menina pretinha que canta e adora brincar. Ao inventar o jogo chamado Mundo Invertido das Palavras, descobre que seu nome ao contrário é itaN. Então, inicia uma profunda jornada em busca do significado desta palavra, encontrando a sua história afro-indígena.
Local: Teatro Marco Camaroti – Sesc Santo Amaro
16h - Espetáculo ": Divagar e sempre" (PA), com Las Cabaças (Santarém/PA) –
Espetáculo sobre a amizade de duas palhaças em uma jornada na floresta
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
18h - Boteco Crítico / Café Crítico - Discussão informal sobre as obras apresentadas na programação.
Local: Belém Bar (Bairro da Encruzilhada)