Recife celebra Queima da Lapinha
Evento acontece nesta segunda-feira (6), às 16h, no Pátio de São Pedro
06 de Janeiro de 2025
Lapinha é queimada para consagrar ao fogo esperanças e desejos para o ano que se inicia
Foto Marcos Pastich
Nesta segunda-feira (6), Dia de Reis, quando as árvores de Natal voltam para o armário, acontece a tradicional Queima da Lapinha, no Pátio de São Pedro, às 16h. Importante celebração da cultura popular nordestina, a cerimônia da Lapinha encerra oficial e simbolicamente o ciclo natalino e abre alas para os preparativos e festejos de Momo no Recife.
A concentração será a partir das 16h, na Rua Nova, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares. De lá, o cortejo azul e encarnado seguirá pela Dantas Barreto, passando em frente à Igreja Nossa Senhora do Carmo até o Pátio de São Pedro, onde a Lapinha será queimada. O evento vai reunir 14 pastoris, além de três orquestras, blocos líricos, grupos de dança e passistas para consagrar ao fogo os desejos e expectativas para 2025, que chega prometendo um Carnaval para ficar na história da cidade.
Trazida pelos jesuítas nos idos do século XIX, a tradição tem seu simbolismo relacionado à manjedoura onde nasceu o Menino Jesus e ao dia em que ele foi visitado pelos três reis magos. Feita de folhagens secas e incensos, a Lapinha é queimada para consagrar ao fogo esperanças e desejos para o ano que se inicia. Antes da queima, o público é convidado a escrever pedidos em pequenos pedacinhos de papel, que são colocados na Lapinha para espalhar nos novos ventos de 2025 os melhores votos e auspícios recifenses.
SERVIÇO
Queima da Lapinha
Quando: segunda-feira (6)
Horário: A partir das 16h
Concentração: Na Rua Nova, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares.
Cortejo: Pela Dantas Barreto, passando em frente à Igreja Nossa Senhora do Carmo até o Pátio de São Pedro, onde a Lapinha será queimada.