Agenda

Pernambuco recebe curso gratuito sobre mercado de arte

Promovido pela paulistana Galeria Tato em parceria com a caruaruense Galeria Boi, “Introdução ao Mercado de Arte” é voltado a colecionadores, arquitetos, investidores e interessados em arte contemporânea

02 de Setembro de 2025

Artista visual Carlos Melo é um dos nomes que vai ministrar as aulas

Artista visual Carlos Melo é um dos nomes que vai ministrar as aulas

Foto Beto Figueirôa/Divulgação

Uma conexão entre Caruaru e São Paulo vai trazer a Pernambuco uma iniciativa de formação em arte inédita no estado. A galeria paulistana Tato e a caruaruense Boi se juntam para ofertar o curso “Introdução ao Mercado de Arte”, promovendo uma imersão no funcionamento do circuito de arte contemporânea, entre seus principais agentes, dinâmicas e oportunidades. A ação tem como objetivo proporcionar bases para os participantes iniciarem ou aprofundarem coleções de forma inteligente, com personalidade e arte como investimento.

O curso é gratuito e voltado para colecionadores, arquitetos, agentes culturais, profissionais do mercado criativo e interessados em arte contemporânea do Agreste de Pernambuco. O curso é realizado de forma remota em três encontros online, via Zoom, nos dias 8, 15 e 22 de setembro, das 20h às 21h30. No dia 18 de outubro, no fim de semana após a feira ArtPE, será realizado um encontro presencial na casa do curador, colecionador e arquiteto Lúcio Omena, no Alto do Moura, em Caruaru. 

Nos encontros, os participantes vão mergulhar desde os conceitos mais básicos sobre arte contemporânea e os espaços que ela ocupa - galeria, museus, feiras, leilões, coleções -, passando também por seus principais agentes, os caminhos para a construção de uma coleção, networking e mercado. Os alunos receberão uma apostila exclusiva, com seleção de galerias, feiras e artistas, sugestões de leituras, filmes e perfis nas redes, além de uma sessão final dedicada a perguntas e respostas. 

As aulas serão ministradas pelos fundadores das duas galerias, Tato DiLascio e Carlos Mélo. Na Galeria Tato, DiLascio vem desenvolvendo um trabalho há 15 anos que, além das atividades de exposição e comercialização, também se tornou referência em programas de formação de artistas, como a Casa Tato, uma imersão de sete meses com orientação de 30 profissionais do sistema de arte, incluindo curadores nacionais e internacionais, e o Clínica de Artistas, um acompanhamento de perto de um grupo de artistas com encontros e trocas com críticos e curadores, trazendo novas perspectivas de pesquisa e criação, além de abrir portas para espaços importantes como a Bienal de São Paulo. 

Já Carlos Mélo é artista visual e curador, idealizador da primeira Bienal do Barro, marcada por projetos que aproximam arte, território e cultura brasileira. Participou de exposições em instituições como Mamam, Itaú Cultural e Bienal da Bahia. Premiado com o Marcantonio Vilaça, tem obras em acervos públicos e privados. Em 2021, funda a Boi Galeria como um anexo da Bienal do Barro, com a proposta de ativar o deslocamento da arte contemporânea do centro hegemônico para o interior do estado.

GALERIA TATO
A Galeria Tato caracteriza-se por trabalhar com a inclusão de artistas no sistema de arte. Sua dinâmica inclui comercialização de obras e programas para artistas. Pensando na formação, desenvolve programas como a Casa Tato, Clínica para Artistas, 6x6 e outros projetos a fim de promover a profissionalização e rede entre artistas engajados no sistema de arte. Conta também com consultorias personalizadas para artistas, colecionadores e galeristas. A Galeria Tato firmou-se graças a sua grande afinidade com as questões atuais da arte contemporânea, na sua vertente mais experimental, livre e aguçada.

BOI GALERIA
Idealizada pelo artista visual Carlos Mélo, a galeria nasce em 2021 na cidade de Caruaru, surgindo como um anexo da Bienal do Barro, com a proposta de ativar o deslocamento da arte contemporânea do centro hegemônico para o interior do estado. Desde então, vem realizando um trabalho que desafia o circuito tradicional, aproximando a arte contemporânea do público comum, ativando players do mercado como arquitetos e jovens colecionadores, além de realizar o acompanhamento de jovens artistas. 

SERVIÇO
Curso - Introdução ao Mercado de Arte
Público: Colecionadores, arquitetos, investidores culturais, profissionais do mercado criativo e interessados em arte contemporânea do Agreste de Pernambuco
Encontros: 8, 15 e 22 de setembro, das 20h às 21h30 ao vivo on-line. Aula final presencial dia 18 de outubro, na Casa de Lúcio Omena (Alto do Moura, Caruaru)
Inscrições pelo link 

veja também

Lula Queiroga apresenta show especial no Alma Arte Café

Livro celebra a história e o patrimônio de Olinda

Gabriele Leite faz show gratuito no Recife