Agenda

Peça com Silvia Buarque e Guida Viana na Caixa Cultural Recife

"A menina escorrendo pelos olhos da mãe" faz temporada, de quinta-feira (22) a sábado (31), com ingressos populares

19 de Maio de 2025

Mãe e filha tentam resgatar relação estremecida

Mãe e filha tentam resgatar relação estremecida

Foto Nil Caniné/Divulgação

A relação entre três gerações de mulheres, atravessada por questões urgentes como a homofobia, as lutas históricas feministas e a construção de um novo lugar para a mulher na sociedade contemporânea são temas abordados em A menina escorrendo dos olhos da mãe. A peça faz temporada na Caixa Cultural Recife, de quinta-feira (22) a sábad0 (31), com ingressos populares.

Com direção de Leonardo Netto, vencedor dos Prêmios Cesgranrio (Melhor Texto Nacional Inédito e Melhor Ator) e APTR (Melhor Autor) por “3 Maneiras de Tocar no Assunto”, a montagem traz, no elenco, Guida Vianna (recentemente vencedora dos Prêmios APTR, Cesgranrio e FITA de Melhor Atriz por seu trabalho em “Agosto”) e Silvia Buarque (no ar nas séries “Impuros”, no Star+, e “Betinho: No Fio da Navalha”, no Globoplay), que também é a produtora deste espetáculo.

SINOPSE
Antonia (Silvia Buarque), aos 50 anos, está num quarto de hotel com sua mãe, Elisa (Guida Vianna), a quem pouco viu ao longo dos anos. Elas tentam resgatar uma relação prejudicada pela dificuldade de Elisa em lidar com o fato de Antonia ser lésbica. Querem desmontar a “parede de gelo” que as separou por 30 anos. Neste reencontro, Antonia acaba revelando um segredo que a atormentou ao longo destas três décadas: ela teve uma filha que foi entregue para adoção.

Há uma passagem de tempo, e vemos Antonia (agora Guida Vianna) aos 70 anos. Ela vai conhecer Helena (Silvia Buarque), a criança que entregou para adoção há 50 anos. A iniciativa partiu da filha, em busca da própria origem. O encontro acontece num jantar no restaurante de Helena, quando terão a oportunidade de conversar sobre suas trajetórias e os laços que as unem. Através dos encontros e confrontos entre três gerações de mulheres, a peça joga luz sobre questões como homofobia, lutas históricas feministas e construção de um novo lugar para a mulher na sociedade contemporânea.

SERVIÇO
A menina escorrendo pelos olhos da mãe
Quando: De quinta-feira (22) a sábado (31), às 20h. Nos dias 23 e 30 de maio, sessões com acessibilidade.
Onde: Caixa Cultural Recife (Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife)
Quanto: R$ 30 e R$ 15, venda na bilheteria do teatro
Duração: 75 minutos
Gênero: drama
Classificação: 14 anos

veja também

Hildebrando de Castro em primeira mostra individual em Pernambuco

Circuito Cultural Museus em Movimento tem programação gratuita

Sarah Nazareth inaugura primeira individual em Lisboa