Agenda

OSR apresenta concertos regidos por Nathalie Marin

Especialmente regidas pela maestrina francesa, apresentações gratuitas serão oferecidas na terça e quarta-feira (23 e 24), no Teatro de Santa Isabel, com programação integrando a Temporada França-Brasil 2025

23 de Setembro de 2025

Maestrina francesa Nathalie Marin

Maestrina francesa Nathalie Marin

Foto Divugação

Estimulando o protagonismo feminino na música erudita, a Orquestra Sinfônica do Recife realiza dois concertos especiais nesta terça e quarta-feira (dias 23 e 24), a partir das 20h, no Teatro de Santa Isabel. As apresentações integram a programação da Temporada França Brasil 2025 e promovem o segundo encontro entre um dos mais antigos conjuntos orquestrais em atividade ininterrupta do país e a maestrina francesa Nathalie Marin.

Destacada regente com atuação na América Latina e Europa, Nathalie Marin é diretora artística do conjunto contemporâneo Habana XXI. Entre outros importantes cargos que ocupou ao longo da carreira, destacam-se a direção artística da Orquestra Sinfônica Nacional do Equador, a residência como maestrina da Kosovo Philharmonic e a direção da Mersin State Opera (Turquia). Marin foi ainda uma das fundadoras da Orquestra ENORIS (Ensemble Orquestral de l’Isère), na qual atuou como Regente Titular por quase duas décadas (1991-2010), tendo alcançado mais de 25 países.

Este será o quinto episódio de regência feminina na história da Orquestra Sinfônica do Recife, o primeiro neste ano de 2025. A estreia de uma maestrina no púlpito da Orquestra foi também em um mês de setembro, em 1950, quando o conjunto se apresentou sob a batuta da gaúcha Joanídia Sodré, considerada uma das primeiras maestrinas do Brasil e da América do Sul. Só bem mais tarde, reparando historicamente um hiato de 70 anos, a Orquestra teve outros quatro concertos regidos por uma maestrina, Rosemary Oliveira, em novembro de 2023. No ano passado, mais uma vez no mês de setembro, a mesma Nathaline Marin assumiu, por duas noites, as batutas da orquestra declarada Patrimônio Cultural do Recife.

Até o repertório terá participação feminina. O programa contará com três peças: “La Nuit et L’Amour”, de Augusta Holmes e “Tarantella para Flauta e Clarinete”, de Camille Saint-Saens, além de “Sinfonia Nº 7”, em Lá Maior Op. 92, de Beethoven. 

Os concertos, que contarão ainda com duas outras participações especiais: dos solistas Jonatas Zacarias (clarinete) e Djalma Claudino (flauta), terão ingressos distribuídos nesta terça e quarta, respectivamente, na internet e presencialmente. No dia de cada apresentação, a distribuição de ingressos inicia às 10h, no site. Uma hora antes do início de cada concerto, os ingressos também serão distribuídos na bilheteria do Santa Isabel.

As apresentações são gratuitas e oferecidas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

SERVIÇO
Temporada 2025 de concertos gratuitos da Orquestra Sinfônica do Recife
Onde:
Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)
Quando: 23 e 24 de setembro, às 20h
Quanto: Ingressos distribuídos pela internet e na bilheteria do teatro

 

veja também

Duo Repercuti convida Tambores da Xambá no Teatro do Parque

Recifest 2025 inicia exibições nesta segunda (22)

Lénablou em temporada no Recife