O Mercador de Veneza na Caixa Cultural Recife
Proganonizado por Dan Stulbach e com direção de Daniela Stirbulov, o clássico da obra de Shakespeare, a peça entra em cartaz entre os dias 24 de julho e 2 de agosto
21 de Julho de 2025
Dan Stulbach interpreta o agiota Shylock
Foto Divulgação
A Caixa Cultural Recife apresenta, de 24 de julho a 2 de agosto, o espetáculo O Mercador de Veneza, nova montagem de um dos textos mais emblemáticos do dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616). Com direção de Daniela Stirbulov, a peça traz como protagonista o ator Dan Stulbach, no papel do agiota Shylock. As apresentações acontecem de quinta a sábado, sempre às 20h, com patrocínio da Caixa e do Governo Federal.
A montagem estreia em Recife, após temporada de sucesso na Caixa Cultural do Rio de Janeiro. A adaptação transporta a trama da Itália do século XVI para um cenário contemporâneo. Questões como antissemitismo, preconceito racial e guerras motivadas pelo lucro e pelo capital tornam-se ainda mais relevantes na narrativa. Nesta versão, Shylock assume o papel de protagonista e a história é contada a partir de sua perspectiva.
A trama acompanha Antônio, um mercador que contrai uma dívida com Shylock para ajudar seu amigo Bassânio. Como garantia, Antônio oferece uma libra de sua própria carne. O não pagamento da dívida leva a um julgamento dramático, trazendo à tona temas como justiça e preconceito.
A diretora Daniela Stirbulov reflete sobre o texto. “Lidar com os desafios shakesperianos é abrir espaço para o risco, para o confronto com o que somos — e com o que podemos ser”. E complementa: “Vilões e heróis se confundem nas máscaras sociais. A obra, atravessada por tensões religiosas e preconceitos, nos confronta com questões sobre intolerância, identidade e justiça, tão atuais quanto no tempo em que foi escrita”, afirma.
A montagem
Mergulhando em temas como preconceito e intolerância a estrangeiros, a peça é uma reflexão sobre as transformações nas relações humanas e tensões sociais que transcendem séculos. “Estar à frente da direção me possibilitou criar um universo contemporâneo. A história, escrita no contexto do capitalismo emergente do século XVI, foi transportada para os anos 1990 — década marcada pela aceleração da globalização e pelo surgimento de uma nova ordem mundial”, afirma Stirbulov.
Para criar o cenário, no centro do palco, uma estrutura acrílica transparente elevada cria um tablado para os atores. No alto, um painel circular de led desenha palavras e frases ligadas à ação. Há um operador de câmera captando imagens em tempo real, também projetadas no painel. A música é executada ao vivo por uma baterista no palco.
SERVIÇO
O mercador de Veneza
Onde: Caixa Cultural Recife – Av. Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife
Quando: de 24 de julho a 02 de agosto de 2025 (Quinta-feira a sábado), às 20h
Quanto: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia-entrada para clientes CAIXA e casos previstos em lei)
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Informações: (81) 3425-1915 | Site CAIXA Cultural | @caixaculturalrecife
Acesso para pessoas com deficiência