Agenda

Mostra La Ursa das Artes promove ações culturais em São Lourenço da Mata

De 19 a 23 de novembro, a segunda edição do evento reúne música, cinema, dança, teatro e cultura popular na cidade da Região Metropolitana do Recife

14 de Novembro de 2025

Hórus vai se apresentar na programação da mostra

Hórus vai se apresentar na programação da mostra

Foto Divulgação

Música, Cinema, Dança, Teatro e Cultura Popular se encontram na 2ª edição da Mostra La Ursa das Artes, que acontece nos dias 19, 21, 22 e 23 de novembro, em São Lourenço da Mata. Criado para valorizar e fomentar as manifestações artísticas da cidade metropolitana, neste ano o projeto vai passar pelos bairros Tiúma e Parque Capibaribe, além da região central, com uma programação gratuita. O público vai poder assistir curtas e médias metragens, apresentações musicais, além de participar de rodas de conversa sobre patrimônio, memória e identidade.

Após o sucesso da primeira edição, realizada em 2024, o evento retorna mantendo o compromisso de valorizar a cultura popular, desta vez, com atenção especial para a produção local e patrimônio cultural imaterial. Realizado pela Pareia Cultural Produções Criativas e com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc, o evento conta com intérpretes de Libras e celebra o que nasce nas ruas, nos bairros, nos terreiros e nas tradições que atravessam gerações em São Lourenço da Mata.

Para Thays Melo, idealizadora e produtora executiva do projeto, nascida e criada na cidade, a Mostra representa o ativismo pela valorização e visibilidade das manifestações culturais do território onde cresceu e aprendeu a amar a cultura popular. “São Lourenço da Mata é um município com grande potencial artístico que precisa de mais ações de fomento e difusão dos seus bens culturais. Temos uma juventude criativa que precisa ter mais oportunidades de acessar uma formação que contribua para o seu desenvolvimento e emancipação”, comenta Thays.

A mostra funciona como um gesto de cuidado com a memória, com os saberes do povo que formam a identidade cultural, reconhecendo expressões vivas como ponto fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e diversa. Sobre isso, Amanda Ramos, cientista social especialista em Educação Ambiental e Cultural, cineclubista e curadora da programação audiovisual da Mostra La Ursa, ressalta: “Ao mesmo tempo, é também um gesto de futuro: porque quando crianças e jovens têm acesso à cultura, ao diálogo com mestres da tradição, ao cinema, ao teatro, à música e à dança, estamos plantando sonhos, autoestima e pertencimento”, pontua Amanda.

O nome do evento é inspirado na figura simbólica e popular da La Ursa, brincadeira tradicional que resiste e pulsa com força em São Lourenço da Mata. Com produções nas quais o público pode se reconhecer e refletir sobre o próprio território, a curadoria dos filmes foi guiada pelos elementos da cultura local. A Mostra La Ursa reúne curtas-metragens e apresentações de teatro, dança e música, além de momentos especialmente dedicados ao público infantil, além de uma feira de empreendedores locais, que será realizada em parceria com o Parque Criativo, projeto voltado para a economia criativa do Quintal Capibaribe.

PROGRAMAÇÃO
A edição deste ano contará com três sessões de cinema, cada uma exibindo até quatro curtas-metragens pernambucanos, além de apresentações artísticas de maracatu, roda de capoeira, orquestra, DJ, dança, teatro, entre outras, que contam com a curadoria da idealizadora do projeto e produtora executiva, Thays Melo. Confira a programação.

Os filmes serão exibidos no Sesc Ler São Lourenço, no bairro Tiúma e na Sede do Quintal Capibaribe, no Parque Capibaribe. Entre os longas selecionados pela curadora Amanda Ramos está “O Homem do Fraque Verde”, dirigido pelo cineasta Petrônio Lorena. O filme retrata o cortejo do "Homem da Meia-Noite", que acontece no sítio histórico de Olinda, em Pernambuco, desde 1932, sempre à meia-noite do sábado para o domingo de carnaval. Confira a programação audiovisual.

Na Escola 10 de Agosto, localizada no Centro, haverá uma atividade formativa voltada para estudantes e professores da própria instituição com o tema “Patrimônio Cultural Imaterial: memória, identidade e resistência”. O encontro também vai contar com a participação de Vando do Urso (Urso Branco do Cangaçá) e Pai Noé (Maracatu Gavião de Ouro), representantes de manifestações reconhecidas como patrimônios culturais imateriais municipais e nacionais. A mediação será feita por George Messias, historiador e pesquisador.

SERVIÇO
Mostra a La Ursa
Onde: Parque Capibaribe, Tima e Centro - São Lourenço da Mata (P
Quando: Dias 19, 21, 22 e 23 de NovembroE)
Instagram: @mostralaursa

veja também

História de Preta é exibido no Mês da Consciência Negra

Livro resgata a trajetória do arquiteto Wandenkolk Tinoco

Arrenego faz sua estreia no 33º Festival Mix Brasil