Agenda

Fefa Lins expõe “Um Plano de Corte”

Mostra individual com obras recentes do artista está em cartaz na Torre Malakoff até 28 de fevereiro de 2025

18 de Dezembro de 2024

Obra

Obra "Sêxtupla Mastectomia" reafirma o protagonismo sobre o próprio corpo, desafiando os papéis impostos pelas normas sociais binárias

Foto Danilo Galvão/Divulgação

Seis obras recentes de Fefa Lins integram a exposição individual Um Plano de Corte, em cartaz na Torre Malakoff até 28 de fevereiro de 2025. São pinturas a óleo, objeto e escultura em fragmentos de paredes demolidas no centro do Recife que refletem o trabalho mais atual do artista, cuja pesquisa transita entre pintura, identidade e espaço urbano.

Nesta individual, Fefa propõe uma investigação focada no ato de cortar – tanto no sentido literal quanto simbólico. Inspirado pelos planos de corte da arquitetura, que revelam as estruturas internas de edifícios, o artista explora camadas visíveis e invisíveis que compõem corpos, espaços e histórias. O corte, aqui, é um gesto de revelação, uma forma de desconstrução e reconfiguração que conecta elementos estéticos, políticos e autobiográficos. Os fragmentos, obsoletos e desgastados, são transformados em em suporte e superfície para pintura, onde a memória urbana se funde às narrativas pessoais.

Ao subverter o gesto do corte, Fefa amplia as possibilidades da prática pictórica, criando um campo de diálogo entre o pessoal e o coletivo, o material e o simbólico, no qual a obra se apresenta como um processo contínuo de reinvenção e transformação. Destaque para a obra Autorretrato com e sem seios (2020-2024), uma pintura que retorna ao Recife após passar por exposições em outras cidades. A obra carrega as marcas de sua trajetória física e simbólica: foi cortada em duas partes, costurada e agora exibe cicatrizes que remetem às próprias marcas da transição no corpo do artista.

Sêxtupla Mastectomia (2023) traz uma figura reclinada que encara o espectador exibindo cortes no peitoral e segurando uma faca ensanguentada. Neste trabalho, o corte se torna um gesto de autonomia e transição, subvertendo as representações tradicionais de passividade associadas aos corpos reclinados na história da arte. Um corpo transmasculino, marcado por transformações hormonais e cirúrgicas. Mais do que uma reflexão sobre disforia ou transição, a obra reafirma o protagonismo sobre o próprio corpo, desafiando os papéis impostos pelas normas sociais binárias.

SERVIÇO
Exposição Um Plano de Corte, de Fefa Lins
Onde: Torre Malakoff (Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife)
Quando: Até 28 de fevereiro de 2025. Horários: terça a sexta, das 10h às 17h; domingos, das 14h às 18h 

Publicidade

Banner Prêmio Cepe

veja também

Espetáculo "AlendAmazônia" no Teatro Guararapes

Baile do Menino Deus aprofunda relação com a música pernambucana

Exposição "Semeadoras" destaca a força das mulheres da Zona da Mata