Agenda

Ciranda da Resistência celebra cultura popular

Espaço cultural de Lia de Itamaracá terá programação no 1º de maio com oficinas, cortejos e shows, culminando com a apresentação da cirandeira

29 de Abril de 2025

Lia de Itamaracá promove

Lia de Itamaracá promove "Ciranda da Resistência" neste 1º de maio

Foto Ytallo Barreto/Divulgação

No dia 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador, o Centro Cultural Estrela de Lia promove a segunda edição do projeto Ciranda da Resistência, das 11h às 22h, com uma programação intensa de oficinas, cortejos, apresentações culturais e shows, culminando com o espetáculo da cirandeira Lia de Itamaracá. As atividades acontecem no palco do Centro Cultural Estrela de Lia, na orla da praia de Jaguaribe, onde estará instalado também o projeto Som na Rural, palco que receberá os shows. A entrada é gratuita.

O evento integra a ação "Cultura Giratória: Sustentabilidade para a Embaixada da Ciranda Lia de Itamaracá", realizada por meio de convênio com o Ministério da Cultura, através de emenda parlamentar do senador Humberto Costa. A iniciativa nasce da necessidade de fortalecer a cultura popular na Ilha de Itamaracá, diante das limitações de infraestrutura cultural na região. A Prefeitura da Ilha de Itamaracá é parceira do evento, que tem todas as suas atividades abertas e gratuitas.

A cerimônia oficial de apresentação do projeto ocorrerá às 16h, quando além deste, serão apresentados outros importantes projetos que serão desenvolvidos no Centro Cultural Estrela de Lia ao longo de 2025 e 2026. Destaque para as oficinas de doces tradicionais e modelagem em fuxico, voltadas para mulheres da Ilha de Itamaracá. E ainda apresentação das oficinas de empreendedorismo em moda artesanal e gastronomia na Ilha de Itamaracá.

PROGRAMAÇÃO
11h - Oficina Circense
11h - Escola de Samba Gaviões Dourado
13h - Apresentação Circense
14h - Oficina Infantil
14h - Cortejo Tribo Indígena Ubirajara
15h - Contação de História
15h30 - Cortejo Maracatu Dragão Devorador
16h - Solenidade de Abertura
16h30 - Desfile
17h - Afoxé Filhos de Dandalunda
17h45 - Bacamarteiro Mandacaru de Abreu e Lima
18h15 - Boi Maraca
19h - Cineclube
20h30 - As Filhas de Baracho
21h30 - Coco do Amaro Branco
22h30 - Show de Lia de Itamaracá

veja também

Ubiratan Muarrek lança "Meio do Céu" no Recife

18ª Sambada de Dona Glorinha do Coco em Olinda

Anastácia no palco da Casa Estação da Luz