Agenda

Mostra Sérgio Ricardo Memória Viva em Olinda

De 24 a 27 de outubro, Casa Estação da Luz recebe sessões de filmes, debates e show em homenagem à obra do cineasta e compositor paulista

22 de Outubro de 2024

O cantor, compositor e cineasta Sérgio Ricardo, falecido em 2020

O cantor, compositor e cineasta Sérgio Ricardo, falecido em 2020

Foto Divulgação

No começo deste ano, Marina Lutfi e João Gurgel, artistas, curadores e filhos de Sérgio Ricardo, perceberam que três grandes obras do pai fariam aniversários simbólicos. Esse mundo é meu, primeiro longa-metragem dele, e Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, com a marcante trilha sonora composta e interpretada pelo pai, completariam 60 anos, enquanto o longa, A Noite do Espantalho, também dirigido pelo artista, chegaria, em 2024, aos 50 anos de lançamento. Decidiram, então, criar a mostra especial celebrativa da obra de um dos integrantes tanto da história do cinema brasileiro quanto da música brasileira.

Mostra Sérgio Ricardo Memória Viva, que, de 24 a 27 de outubro, aporta na Casa Estação da Luz, em Olinda, oferece uma rara oportunidade para assistir às obras do diretor, curtas sobre sua trajetória, debates e, no domingo, um show especial em que Marina Lufti e João Gurgel, também músicos, celebram a obra musical do pai. O acesso aos filmes será gratuito.

AGENDA
Na quinta-feira (24), após a exibição do curta-ensaio Esse mundo é fluente, de Michel Schettert (2020 / 19'), haverá a exibição de Esse mundo é meu, de Sérgio Ricardo (1964 / 80'). O filme retrata paralelamente as vidas, os amores e as desilusões de dois trabalhadores do morro carioca: um engraxate (Antônio Pitanga) que poupa dinheiro para comprar uma bicicleta e um dia conquistar sua amada; e um operário (Sérgio Ricardo) que luta por melhores condições de trabalho, enquanto tenta dissuadir sua mulher de realizar um aborto.

Ziraldo e Antônio Pitanga em cena do filme Esse mundo é meu
Foto: Divulgação

Na sexta-feira (25), haverá a apresentação do clássico de Glauber Rocha, Deus e o Diabo na Terra do Sol. No sábado (26), será a oportunidade de ver o clássico A Noite do Espantalho - filme que marca a estreia de Alceu Valença como ator. "É um filme cultuado pela ousadia da linguagem e também pelas incríveis interpretações de Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Rejane Medeiros, Gilson Moura e José Pimentel, praticamente um cordel musical psicodélico, filmado em Fazenda Nova, em pleno Teatro Nova Jerusalém", comenta Marina, que, no domingo (27), a partir das 17h, se apresenta no show Marina Lutfi e João Gurgel cantam Sérgio Ricardo Memória Viva.

SERVIÇO

Cinema é luz - Mostra Sérgio Ricardo Memória Viva
Onde: Casa Estação da Luz, Rua Prudente de Moraes, 313, Carmo, Olinda. Acesso gratuito.

PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (24/10)

19h - Sessão do curta ensaio Esse mundo é fluente, de Michel Schettert (2020 / 19')
Sérgio Ricardo e Dib Lutfi são a maior dupla de irmãos cineastas do cinema brasileiro? O cineasta, dançarino e estudioso Michel Schettert parece achar que sim, pois em seu ensaio cinematográfico Esse mundo é fluente destaca as profundezas e as nuances da colaboração entre eles
19h20 - Bate papo com Marina Lutfi e João Gurgel sobre o filme Esse mundo é meu
20h - Sessão do longa Esse mundo é meu, de Sérgio Ricardo (1964 / 80')

Sexta-feira (25/10)
19h - Sessão do curta-documental Sérgio Ricardo AKA João Lutfi, de Márcia Derraik (2020 / 15')
19h15 - Bate-papo com Marina Lutfi e João Gurgel sobre o filme Deus e o Diabo na Terra do Sol
19h50h - Sessão do longa Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, com música de Sérgio Ricardo (1964 / 120')

Sábado (26/10)
19h - Sessão do curta-ensaio Na Rota do Vento - O cinema na música de Sérgio Ricardo, de Marina Lutfi, Victor Magrath e Cavi Borges (2018 / 22')
Curta em homenagem à obra cinematográfica de Sérgio Ricardo narrado através da montagem de cenas e trilhas retiradas dos 7 filmes que dirigiu. Nesta antologia, retrata-se o tema mais recorrente na obra do autor: a luta do trabalhador oprimido que encontra no amor, na música e na coletividade sua válvula de escape.
19h25 - Bate-papo com Marina Lutfi e João Gurgel sobre o filme A Noite do Espantalho
19h50h - Sessão do longa A Noite do Espantalho, de Sérgio Ricardo (1974 / 100')

Domingo (27/10)
17h
- Show Marina Lutfi e João Gurgel cantam Sérgio Ricardo Memória Viva
Histórias, cinema e música fazem uma grande celebração à obra de Sérgio Ricardo
Entrada: R$ 50, inteira; R$ 25, meia

veja também

O resgate do escultor de Padre Cícero

Gonçalo Ivo abre exposição “Zeitgeist”

Um festival para celebrar a dança