Na quinta-feira (24), após a exibição do curta-ensaio Esse mundo é fluente, de Michel Schettert (2020 / 19'), haverá a exibição de Esse mundo é meu, de Sérgio Ricardo (1964 / 80'). O filme retrata paralelamente as vidas, os amores e as desilusões de dois trabalhadores do morro carioca: um engraxate (Antônio Pitanga) que poupa dinheiro para comprar uma bicicleta e um dia conquistar sua amada; e um operário (Sérgio Ricardo) que luta por melhores condições de trabalho, enquanto tenta dissuadir sua mulher de realizar um aborto.
Na sexta-feira (25), haverá a apresentação do clássico de Glauber Rocha, Deus e o Diabo na Terra do Sol. No sábado (26), será a oportunidade de ver o clássico A Noite do Espantalho - filme que marca a estreia de Alceu Valença como ator. "É um filme cultuado pela ousadia da linguagem e também pelas incríveis interpretações de Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Rejane Medeiros, Gilson Moura e José Pimentel, praticamente um cordel musical psicodélico, filmado em Fazenda Nova, em pleno Teatro Nova Jerusalém", comenta Marina, que, no domingo (27), a partir das 17h, se apresenta no show Marina Lutfi e João Gurgel cantam Sérgio Ricardo Memória Viva.
Cinema é luz - Mostra Sérgio Ricardo Memória Viva
Onde: Casa Estação da Luz, Rua Prudente de Moraes, 313, Carmo, Olinda. Acesso gratuito.
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (24/10)
19h - Sessão do curta ensaio Esse mundo é fluente, de Michel Schettert (2020 / 19')
Sérgio Ricardo e Dib Lutfi são a maior dupla de irmãos cineastas do cinema brasileiro? O cineasta, dançarino e estudioso Michel Schettert parece achar que sim, pois em seu ensaio cinematográfico Esse mundo é fluente destaca as profundezas e as nuances da colaboração entre eles
19h20 - Bate papo com Marina Lutfi e João Gurgel sobre o filme Esse mundo é meu
20h - Sessão do longa Esse mundo é meu, de Sérgio Ricardo (1964 / 80')
Sexta-feira (25/10)
19h - Sessão do curta-documental Sérgio Ricardo AKA João Lutfi, de Márcia Derraik (2020 / 15')
19h15 - Bate-papo com Marina Lutfi e João Gurgel sobre o filme Deus e o Diabo na Terra do Sol
19h50h - Sessão do longa Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, com música de Sérgio Ricardo (1964 / 120')
Sábado (26/10)
19h - Sessão do curta-ensaio Na Rota do Vento - O cinema na música de Sérgio Ricardo, de Marina Lutfi, Victor Magrath e Cavi Borges (2018 / 22')
Curta em homenagem à obra cinematográfica de Sérgio Ricardo narrado através da montagem de cenas e trilhas retiradas dos 7 filmes que dirigiu. Nesta antologia, retrata-se o tema mais recorrente na obra do autor: a luta do trabalhador oprimido que encontra no amor, na música e na coletividade sua válvula de escape.
19h25 - Bate-papo com Marina Lutfi e João Gurgel sobre o filme A Noite do Espantalho
19h50h - Sessão do longa A Noite do Espantalho, de Sérgio Ricardo (1974 / 100')
Domingo (27/10)
17h - Show Marina Lutfi e João Gurgel cantam Sérgio Ricardo Memória Viva
Histórias, cinema e música fazem uma grande celebração à obra de Sérgio Ricardo
Entrada: R$ 50, inteira; R$ 25, meia