1º Recife Frevo Festival levará música e dança para o Teatro do Parque
O evento acontece no dia 9 de fevereiro, o Dia do Frevo, e conta com extensa programação artística e pedagógica totalmente gratuitas
16 de Janeiro de 2025
Jerimum de Olinda, Jota Michiles e César Michiles estarão no festival
Foto Felipe Souto Maior/Divulgação
Às 17h do dia 9 de fevereiro, o Teatro do Parque, no centro do Recife, recebe a programação diversa da primeira edição do Recife Frevo Festival. Marcado para acontecer exatamente no Dia do Frevo, o evento foi criado como uma grande celebração deste Patrimônio Imaterial de Pernambuco.
Reunindo frevistas clássicos e também artistas de outras referências, o festival tem a intenção de mostrar a renovação do frevo pernambucano sem perder de vista a vasta história do gênero musical.
“O festival vem para promover o diálogo e para desconstruir de certa forma que Frevo é só cultura de Carnaval, feito por especialistas. Aspiramos que esta primeira edição seja apenas o começo de muitas outras. A ideia é que a cada ano o festival possa homenagear personagens importantes para o Frevo e criar atividades que as celebrem, para enaltecer seu legado e importância”, aponta Michelle de Assumpção, coordenadora geral do Festival.
Diante de muita música e dança, o 1º Recife Frevo Festival é gratuito e com acessibilidade em libras e vai homenagear o cantor e compositor Jota Michiles, que completa seus 82 anos no dia 4 de fevereiro.
“É uma grande alegria participar do Recife Frevo, que celebra o frevo em sua essência e incentiva o amor por esse ritmo binário que nasceu nas ruas do Recife, registrado pela primeira vez em 9 de fevereiro de 1907 no Jornal Pequeno”, evidência Jota, que é um dos maiores compositores da história do Frevo, antes de completar: “Sinto-me honrado em um momento tão especial para o Frevo e para minha trajetória musical. Após mais de 60 anos de carreira, é emocionante ver minhas composições atravessando gerações, popularizadas nas ruas, nos clubes e nas orquestras, e entoadas por grandes nomes da música brasileira. Que o frevo continue inspirando e ecoando por muitos carnavais”.
Regado pela música, o evento vai ocupar o palco do Teatro do Parque com formações e encontros musicais inéditos entre instrumentistas, intérpretes, maestros e dançarinos acompanhados pela Transversal Frevo Orquestra, regida pelo músico e arranjador César Michiles. Para além disso, o festival vai realizar atividades pedagógicas e produzirá um minidocumentário audiovisual para documentar essa primeira edição do festival, além de salvaguardar o frevo e suas manifestações.
Confira a programação artística completa:
- Abertura com César Michiles e Orquestra Transversal e participação de Jota Michiles
- Guerreiros do Passo
- Flaira Ferro
- Neris Rodrigues
- Silvério Pessoa
- Nena Queiroga
- Romero Ferro
- Duo Geraldo Maia e Renatinho Bandeira
- Luciano Magno
- Maria Flôr
- Maestro Formiga
- Trio 3 em Cena (César Michiles, Jerimum de Olinda e Beto Ortis)
- Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério
- Juba Valença
Programação pedagógica:
Local: Museu Paço do Frevo (Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife)
Data: 19 de fevereiro
Hora: a partir das 14h