Agenda

14º Fela Day PE celebra o criador do afrobeat

Festa que acontece no sábado (18), na Danceteria Recife, terá sets dos DJ Dolores, DJ Ari Falcão e DJ André Oliveira com repertório em homenagem ao artista nigeriano e à música negra

17 de Outubro de 2025

Ari Falcão é um dos DJs do evento

Ari Falcão é um dos DJs do evento

Foto Divulgação

O mês de outubro é marcado mundialmente pela memória do nascimento de Fela Kuti, músico e ativista nigeriano que fundou o afrobeat e se tornou símbolo de resistência política e cultural. Em Pernambuco, essa reverência chega à 14ª edição com o Fela Day PE 2025, marcado para o dia 18 de outubro (sábado), a partir das 22h, na Danceteria Recife (Graças). A programação reúne três DJs de destaque da cena contemporânea, consolidando o Recife como espaço central desta celebração: os pernambucanos DJ Dolores e DJ Ari Falcão, e do paulistano DJ André Oliveira. Os ingressos estão à venda no Sympla.

Mais do que uma noite de discotecagem, o evento se propõe como ritual de memória e celebração coletiva ao elevar a música diaspórica, em especial, o afrobeat, a um lugar de destaque e reverência. “O Fela Day é mais que uma festa: é a lembrança de que a música negra continua sendo um campo de invenção e resistência”, resume Ari Falcão.

Criado para manter vivo o legado de Kuti, o Fela Day PE tornou-se parte do calendário cultural e consolidou-se como ponto de encontro entre diferentes gerações e linguagens musicais, com o propósito de reafirmar a potência da música negra em suas múltiplas camadas.

“O Fela Day é uma festa que comemora a vida de Fela Kuti, e fazemos nossa edição pernambucana há vários anos, chegando agora à 14ª edição. Esse é um evento comemorado em diversos países e cidades brasileiras, sempre no mês de outubro, justamente para manter vivo o legado de um artista que atravessa o tempo e continua inspirando a música mundial”, afirma DJ Ari Falcão.

FELA KUTI
Olufela Olusegun Oludotun Ransome-Kuti nasceu em 1938, em Abeokuta, Nigéria, e entrou para a história como criador do afrobeat, estilo que revolucionou a música do século XX. A fusão de jazz, funk e ritmos percussivos da África Ocidental serviu de base para letras escritas em inglês e iorubá que denunciavam colonialismo, racismo, desigualdade e ditaduras militares em seu país.

Também conhecido como Black President, uma liderança artística e política que encarou perseguições, prisões e censura, mas que jamais abriu mão de usar a música como trincheira de luta. Desde sua morte, em 1997, o dia 15 de outubro passou a ser celebrado em várias partes do mundo como o Fela Day, momento em que sua obra é ressignificada em diferentes contextos culturais.

“A força do afrobeat de Fela está justamente nessa junção única: percussão africana dialogando com o jazz, pitadas de funk puxadas pelo naipe de metais e composições que, de tão extensas, flertam com a psicodelia. Mas, acima de tudo, é uma música carregada de política. Fela foi um revolucionário e ativista que enfrentou regimes militares e desafiou o sistema, e é por isso que seu legado não pertence apenas à Nigéria ou à África, mas a toda diáspora negra e à cultura mundial”, complementa Ari Falcão.

DJS
Os artistas que comandam a noite reforçam o caráter plural do evento. DJ Dolores, nome essencial da geração manguebeat, se reinventou em carreira solo que extrapolou fronteiras, seja nos palcos internacionais, seja no cinema. Nas discotecagens, Dolores rompe padrões e conecta a música eletrônica, beats globais e ritmos nordestinos numa experimentação sem fronteiras.

Ari Falcão é pesquisador de discos e produtor cultural com trajetória marcada pela valorização do vinil e da cultura analógica. Desde 2009, coleciona e difunde registros fonográficos que vão do samba ao jazz, do frevo ao carimbó, passando por blues, rock e black music. Com um acervo com mais de quatro mil discos, Ari traduz a diversidade da música brasileira e internacional com sets carregados de narrativas originais.

O convidado André Oliveira amplia o diálogo do Fela Day para além de Pernambuco. Sonoplasta e colecionador de vinis, também é programador da Rádio Educadora FM. Paulistano, mas radicado em Salvador (BA), desenvolve o projeto A Bahia Já Me Deu, no qual pesquisa a produção musical baiana lançada em vinil, e o destaca como um dos DJs mais inventivos da cena contemporânea.

SERVIÇO
14ª edição do Fela Day PE, DJ Dolores, DJ Ari Falcão e DJ André Oliveira
Onde: Danceteria Recife (Rua Fernando Lopes, s/n – Graças, Recife-PE)
Quando: Sábado (18), às 22h
Quanto: Ingressos no Sympla
Instagram: @ari_falcao | @djdolores | @andreoliveiradj

veja também

Revinda é apresentado em Olinda

28º Festival Internacional de Dança do Recife começa na sexta (17)

Iza do Amparo apresenta exposição em Olinda