Cantor e compositor Benito di Paula morre aos 84 anos
Músico se tratava de um câncer de próstata há mais de um ano. Deixa sucessos como "Retratos de cetim", "Meu amigo Charlie Brown" e "Mulher brasileira"
18 de Outubro de 2026
Foto Divulgação
O cantor, compositor e pianista Benito di Paula faleceu neste domingo (18), aos 84 anos, na cidade de São Paulo, em decorrência de complicações de um câncer de próstata, diagnosticado há cerca de um ano. Nascido Uday Vellozo em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro em 28 de novembro de 1941, adotou o nome artístico no início da carreira como músico de piano bar, por sugestão de um amigo.
Antes de fazer sucesso como cantor e compositor, tocou em hotéis e boates, nos anos 1960. Sua carreira musical deslanchou quando se mudou para São Paulo fincando base em Santos. Ao mesclar o samba com ritmos românticos, jazz e bolero, tornou-se um dos expoentes do samba-joia paulista, uma classificação, inclusive, pejorativa, na época.
Com mais de 50 milhões de discos vendidos mundialmente e o título de 5º maior vendedor de discos da história do país, ele vendeu mais de 4 milhões de cópias na Europa e chegou a gravar canções em espanhol, francês, italiano e alemão. A consagração definitiva veio na década de 1970 com hinos populares como "Retalhos de cetim" (1973), "Meu amigo Charlie Brown" (1974) e "Mulher brasileira" (1975). O sucesso estrondoso o levou a comandar o programa Brasil Som 75 na TV Tupi e a vencer o Troféu Imprensa de melhor cantor do país em 1976.
Benito di Paula costumava usar paletós brilhantes e chamativos, usava brincos (algo pouco comum na época), bigode e cavanhaque ralos. Embora não fosse um homem considerado bonito para os padrões em vigor, tinha um enorme fã-clube feminino
Nas últimas décadas, após enfrentar o distanciamento das grandes gravadoras e o luto pela perda de seu filho caçula, André, o artista manteve o recolhimento, mas nunca se afastou completamente da criação. Em 2021, ele quebrou um hiato ao lançar o elogiado álbum "O Infalível Zen" em parceria com seu outro filho, o também músico Rodrigo Vellozo, com quem dividiu alguns show.
Em julho deste ano, Benito subiu aos palcos para participar do espetáculo "Benito 85", uma homenagem idealizada por Rodrigo para celebrar o repertório histórico do pai. Ele também foi homenageado no Sambódromo do Anhembi, com o enredo da escola de samba Águia de Ouro.