Atualmente, Marilda escreve um livro de contos sem verbos. Filha do escritor, crítico literário, jornalista e membro da Academia Pernambucana de Letras João Vasconcelos, ela conta que seu pai costumava receber em casa autores como Mauro Mota, Nilo Pereira e Câmara Cascudo. E que a biblioteca da família era abastecida de muitos livros, alguns dos quais enviados pelas próprias editoras.
Uma atmosfera de arte continua marcante no ambiente doméstico de Marilda. Ela é casada com o escritor Lauro Oliveira, que recentemente lançou Osman Lins – Vocação ética, criação estética. Entre seus projetos, está a produção de um livro com as cartas que, por muitos anos, trocou com o autor de Avalovara e outro sobre Dom Hélder Câmara, com quem também manteve convivência.
Marido e mulher costumam ser os primeiros leitores e críticos um do outro e, há muito tempo, planejam uma obra “a quatro mãos”. Embora em campos diferentes, filhos e filhas também seguiram a carreira artística. É o caso do músico e produtor Zé da Flauta e do artista plástico Gil Vicente, que ilustrou o livro A mão e o fuso, sendo autor da capa de O avesso do romance.
GILSON OLIVEIRA, jornalista.