Notícias

Usina de Arte inaugura Jardim Frágil

A instalação do artista cubano Carlos Garaicoa, a ser inaugurada no sábado (22), se soma às quase 50 obras de arte de artistas nacionais e internacionais, como Marina Abramović e Juliana Notari

17 de Março de 2025

Foto Divulgação

Corroborando a ideia de ser um local de convergência entre arte e natureza, a Usina de Arte vai inaugurar a instalação Jardim Frágil, do artista cubano Carlos Garaicoa, no sábado (22), a partir das 15h30. Inspirada na geometria dos cristais, a obra de arte é o resultado de uma residência artística iniciada em 2019 e vem como uma simbiose entre arte, botânica, arquitetura e paisagismo.

O Jardim Frágil já nasce com o título de maior orquidário aberto à visitação de Pernambuco e expande o conceito de jardim através de um olhar inovador para as relações compartilhadas entre a paisagem natural e aquela com intervenções humanas. Sobre a obra, Carlos Garaicoa explica: “Brinco efetivamente com o contraste que representa encontrar a relação matemática na natureza e, por outro lado, o caos, ou aparente desordem, que podemos encontrar na vegetação. O jogo entre o controle e a liberdade está presente, não só no pavilhão, mas na obra Jardim Frágil que lhe dá origem. O pavilhão foi concebido como um prisma, uma estrutura ‘controlada’, que serve para abrigar orquídeas, que representam beleza e liberdade absolutas. O mesmo acontece naqueles tipos de ‘cetros’ da instalação, que de um lado possuem um prisma, e do outro uma figura livre em forma de flor, lembrando as orquídeas que o rodeiam”.

Dessa maneira, a nova instalação da Usina de Arte rompe com o conceito básico de jardim e cria um ambiente de diálogo entre o orgânico, o mutável, o vidro de Murano e as orquídeas. Todo o ambiente em que está instalada busca a integração entre a pessoa e a natureza, tendo inspiração na grande quantidade de orquídeas já plantadas no espaço.

Carlos Garaicoa é um artista contemporâneo conhecido pela exploração das cidades e memórias urbanas e, a partir de estudos, criou o Jardim Frágil como uma investigação simbólica sobre as formas do mundo. A instalação foi realizada com a parceria da arquiteta também cubana Jetter Gonzales e traz em si a exposição dos cristais, a fim de investigar a organização matemática dos cristais e a liberdade formal das formas naturais.

Para além da inauguração do site, a Usina de Arte também será palco para um dos maiores eventos de empreendedorismo e inovação do Brasil, o Startup Day. Pela terceira vez recebendo o evento promovido pelo Sebrae, a edição de 2025 conta com palestra intitulada "O novo jogo do mercado: marketing e vendas para negócios inovadores", com o jornalista Pedro Lins, além de diversas outras programações. Para participar a inscrição deve ser feita de forma online através do site.

veja também

16ª Mostra Pernambucana de Breaking Ginga Bboys e Bgirls no Recife

“O Lugar do Efêmero e do Inesgotável” na Galeria Massangana

18ª edição do Festival Curta Taquary acontece em março