Notícias

Morre Robert Redford, aos 89 anos

Ator, cineasta e produtor norte-americano Robert Redford, vencedor do Oscar e astro de “Butch Cassidy” e "Todos os Homens do Presidente", faleceu, em Utah, nesta terça-feira (16)

16 de Setembro de 2025

Foto Warner Bros/Courtesy The Neal Peters Collection

O ator, cineasta e produtor Robert Redford, vencedor do Oscar morreu, nesta terça-feira (16), aos 89 anos. A morte de Robert foi anunciada por Cindi Berger, diretora-executiva da agência de atores Rogers & Cowan PMK. Segundo o comunicado, o astro faleceu “nas montanhas de Utah — o lugar que ele amava, cercado por aqueles que amava. Sentiremos muita falta dele. A família pede privacidade".

Robert Redford Jr construiu uma das carreiras mais respeitadas de Hollywood. Ator desde os anos 1960, destacou-se em filmes clássicos como Butch Cassidy and the Sundance Kid (1969), Golpe de Mestre (1973), ambos com Paul Newman, e Todos os Homens do Presidente (1976), neste interpretou o jornalista Bob Woodward, que, junto a Carl Bernstein (Dustin Hoffman), descobrem o caso Watergate que derrubou o presidente Richard Nixon de seu cargo.

Ao longo da carreira, trabalhou com grandes estrelas de Hollywood, como Meryl Streep, Barbra Streisand e Jane Fonda - com a atriz, estrelou os filmes Caçada humana (1966), Descalços no parque (1967), O Cavaleiro Elétrico (1979) e Nossas noites (2017). A única atriz brasileira a trabalhar com o astro foi Sonia Braga, dirigida por ele em Rebelião em Milagro (1988). Ambos namoraram durante três anos, a partir do final dos anos 1980.  

Durante sua longa trajetória, Redford recebeu importantes prêmios, como o Oscar de Melhor Diretor por Gente como a gente (1980). Também levou um Oscar honorário em 2002, por ser uma "inspiração para cineastas de todo o mundo". Produtor e ativista, fundou o Instituto Sundance, que se tornou o Festival de Sundance, um dos maiores eventos do cinema independente mundial, onde muitas carreiras se destacaram, como a de Sean Baker (Tangerine, Anora).

Um dos primeiros atores a se dedicar ao ativismo ambiental, vivia recluso no rancho em Utah, onde faleceu. Em 2018, sua aposentadoria da carreira de ator foi anunciada, sendo "O Velho e a Arma" o último filme como ator. Nele, interpretou Forrest Tucker, um assaltante em seus últimos dias de carreira. A última aparição nas telas (feita antes de O Velho e a Arma) foi uma breve participação em Vingadores: Ultimato (2019).

Robert Redfor deixa esposa, Sibylle Szaggars, e dois filhos do primeiro casamento com Lola Van Wagenen, Shauna Jean Redford e Amy Hart Redford. O artista também havia perdido dois filhos: Scott Anthony Redford, nascido em 1959, que morreu de síndrome da morte súbita infantil, e David James Redford, nascido em 1962, que morreu de câncer em 2020.

veja também

IV Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco divulga selecionados

Projeto promove formação cultural no Cabo de Santo Agostinho

Seminário debate a memória do audiovisual popular pernambucano