"O agente secreto", de Kleber Mendonça, concorre à Palma de Ouro 2025
Ambientado no Recife da década de 1970, com ator Wagner Moura como protagonista, novo filme do cineasta pernambucano tem estreia mundial no Festival de Cannes
10 de Abril de 2025
Foto Divulgação
Nesta quinta-feira (10), o Festival de Cinema de Cannes, um dos mais tradicionais e importantes do mundo, divulgou oficialmente a lista dos longas-metragens que serão exibidos no evento. Dentre os selecionados, O agente secreto, o mais recente projeto cinematográfico do cineasta recifense Kleber Mendonça Filho (Aquarius, Bacurau).
Estrelado por Wagner Moura e contando também com Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone e Alice Carvalho, o filme vai integrar a mostra competitiva e pode levar a Palma de Ouro. Esta é terceira vez que o diretor concorre ao principal prêmio do festival. As anteriores foram com “Aquarius” (2016) e “Bacurau” (2019).
No instagram, Kleber Mendonça Filho escreveu: “Eu penso logo na equipe extraordinária e nas filmagens inesquecíveis que tivemos ano passado. E no elenco maravilhoso e em Wagner Moura, astro e pessoa. O filme está quase pronto depois de oito meses de montagem”.
O agente secreto é um filme ambientado no Brasil dos anos 1970 e conta a história de Marcelo (Wagner Moura), um professor universitário especialista em tecnologia que foge para o Recife em busca de tranquilidade. Rapidamente, porém, ele percebe que as coisas não se darão exatamente do jeito que gostaria, uma vez que percebe estar sendo espionado.
A 78ª edição do Festival de Cannes vai acontecer entre os dias 13 e 24 de maio e homenageará Robert de Niro com a Palma de Ouro honorária a fim de celebrar o legado do ator no cinema. Em 2025, a presidente do júri será a atriz francesa Juliette Binoche.
Veja a lista dos indicados à Palma de Ouro 2025:
- O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
- Eddington, de Ari Aster
- The History of Sound, de Oliver Hermanus
- Nouvelle Vague, de Richard Linklater
- In Simple Accident, de Jafar Panahi
- O Esquema Fenício, de Wes Anderson
- Alpha, de Julia Ducournau
- Romeria, de Carla Simon
- Sirat, de Oliver Laxe
- Eagles of the Republic, de Tarik Saleh
- Jeunes Mères, de Jean-Pierre e Luc Dardenne
- Fiori, de Mario Martone
- The Sound of Falling, de Mascha Schilinki
- Two Prosecutors, de Sergei Loznitsa
- Renoir, de Chie Hayakawa
- Dossier 137, de Dominik Moll
- Sentimental Value, de Joachim Trier
- La Petite Dernière, de Hafsia Herzi
- The Mastermind, Kelly Reichardt